domingo, 13 de junho de 2010

Vivo planeja levar internet 3G para mais de 2.800 cidades até 2011

Atualmente, a operadora fornece serviços de internet móvel para 600 municípios

Márcio Juliboni, de EXAME.com

São Paulo - A Vivo, maior operadora de telefonia móvel do país, lançou hoje (10/6) um ambicioso plano para expandir sua rede de internet 3G. Até o final do ano que vem, a companhia quer estender o serviço para 2.832 cidades brasileiras. Atualmente, a cobertura 3G da empresa chega a 600 municípios. A Vivo não informa o quanto será investido no projeto, mas afirma que a quantia já está prevista no orçamento anunciado para 2010, de 2,49 bilhões de reais. Ainda em 2010, a companhia espera alcançar 1.461 cidades que comportam 75% da população do país.

Para cumprir a meta, a Vivo terá de acelerar o passo. Entre abril de 2008, quando as operadoras de telefonia móvel assinaram os contratos de concessão de internet 3G com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e abril de 2010, 732 cidades foram conectadas à rede. O ritmo correspondeu a uma nova localidade por dia. Agora, para concretizar o plano de expansão, a Vivo precisará conectar quatro municípios por dia até dezembro de 2011.

Incentivo para adesão

"O plano é ambicioso, mas será cumprido", afirmou o presidente da Vivo, Roberto Lima, em nota à imprensa. Como uma coisa é oferecer o serviço e outra - bem diferente - é convencer os usuários a assiná-lo, a Vivo também vai lançar preços promocionais de adesão. No primeiro mês de assinatura, o usuário vai pagar 29,95 reais para uma quantidade equivalente a 250 megabytes de dados trafegados. No segundo mês de adesão, a tarifa subirá para 59 reais. As condições serão válidas para todo o país.

Ao tocar na questão dos preços, a empresa também aproveitou para lembrar a pesada carga tributária do setor de telecomunicações. O montante de impostos pagos chega a 44%. Segundo Lima, se o governo desonerasse os serviços de internet móvel, permitiria uma aceleração do acesso das classes mais pobres à web.

Com mais de 54 milhões de clientes, a Vivo é a maior operadora de celulares do país, e está no centro da disputa entre a espanhola Telefônica e a Portugal Telecom, que dividem o seu controle.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.