domingo, 13 de junho de 2010

Eles voltaram

Marcelo Lacerda e Silvia de Jesus, dois pioneiros da internet no país, assumem o controle da empresa de TV por assinatura Viacabo para levar o serviço de banda larga ao interior do país

Luiza Dalmazo, de EXAME

Campos dos Goytacazes: cidades de médio porte são o alvo principal da empresa

Quando a internet começou a ser explorada comercialmente no Brasil, alguns empreendedores tornaram-se conhecidos por dar os passos certos em um terreno novo e ainda desconhecido para a maioria das pessoas. Entre eles estava o gaúcho Marcelo Lacerda, criador da NutecNet, um dos primeiros provedores de internet do Brasil. Vendida em 1996 para o grupo de mídia RBS, a NutecNet deu origem ao ZAZ, que foi posteriormente adquirido pela Telefônica por cerca de 240 milhões de dólares e transformou- se no Terra, um dos maiores portais e provedores de acesso do país. Depois da venda da empresa, Lacerda ficou sumido por quase cinco anos. Como ele mesmo diz, não fez muita coisa nesse período. "Não tem nada de errado com isso", brinca. Mas há três anos, quando prestava algumas consultorias informais e gerenciava sua fortuna pessoal, ele recebeu um telefonema de um amigo americano que o fez reconsiderar a aposentadoria precoce. Esse amigo, um consultor especializado na área de telecomunicações, deu a Lacerda uma dica preciosa: por que não olhar para a Viacabo, uma empresa de TV paga presente em 14 cidades do país? A americana Adelphia, uma das acionistas da Viacabo, havia declarado falência nos Estados Unidos e queria vender sua parte na companhia brasileira. Talvez houvesse aí a oportunidade de um bom negócio.

Na avaliação de Lacerda, havia. Depois de mais de dois anos de negociações, ele e uma porção de sócios renomados fecharam a compra de 75% da empresa, que foi rebatizada de Blue Interactive. A aquisição deve ser oficializada nos próximos dias pela Anatel, a agência reguladora do setor de telecomunicações. Lacerda não voltou sozinho. Junto com ele está Silvia de Jesus, ex-executiva do grupo RBS que foi seu braço direito durante os tempos de ZAZ e Terra. Silvia é sócia da nova empresa e terá o cargo de presidente. No grupo de acionistas, há nomes como Pedro Parente, presidente da Bunge, Francisco Valim, presidente da Experian Serasa e ex-NET, e Sérgio Pretto, do time de fundadores da Nutec. A ideia, nas palavras de Silvia, é criar um novo modelo de empresa de telecomunicações: "Seremos uma transportadora de informações digitais, pronta para transmitir qualquer tipo de dado por uma rede altamente capacitada". Mais que isso: Lacerda e Silvia querem atuar em cidades que não costumam ter acesso às tecnologias mais modernas empregadas pelas operadoras de telefonia fixa nem pelas grandes da TV paga. Apesar da grande digitalização que ocorre hoje no Brasil, muitas cidades de médio porte ainda não contam com as mesmas infraestruturas de dados encontradas nas principais capitais.

Essa desigualdade digital é um dos pontos centrais da estratégia da Blue Interactive. A NET, maior operadora de TV paga e internet banda larga do país, está em apenas 100 municípios, e mesmo nessas cidades mira os clientes das classes A e B. Mas 80% das residências de classe C brasileiras estão em outras cidades. "Existe uma oportunidade enorme de levar conectividade a essas famílias", diz Lacerda. Ele acredita que a demanda por banda larga vai aumentar dramaticamente num futuro próximo. Uma conexão de 1 ou 2 megabits por segundo pode ser suficiente, mas em três anos não será incomum ver casas que exijam uma velocidade cinco vezes maior, afirma Lacerda. A migração do entretenimento para a web, tanto em sites gratuitos e independentes como YouTube como em serviços online de venda e aluguel de filmes e programas de televisão, é inevitável, e alguém vai ter de deitar os cabos para que eles se tornem realidade. Silvia e Lacerda planejam unir a infraestrutura atual da Viacabo com a compra de equipamentos para a atualização da rede. Nos próximos dois anos, a meta é investir mais de 25 milhões de reais na modernização das redes de cidades como Dourados, em Mato Grosso do Sul, Macaé, no Rio de Janeiro, Varginha, em Minas Gerais, e Porto Velho, em Rondônia. A Blue Interactive quer oferecer serviços interativos de classe mundial nos rincões do país.

É claro que a nova empresa não vai estar sozinha. Além da Oi, que opera as redes de telefonia fixa nos municípios atendidos pela Blue Interactive, a concorrência pode vir também da GVT. Comprada pela francesa Vivendi no ano passado, a GVT está de olho em cidades de médio porte. A empresa entrou, por exemplo, em Sorocaba, no interior de São Paulo. "Mas os bons resultados da GVT são prova de que novas empresas podem ganhar mercado rápido se venderem serviços integrados de qualidade", diz Luiz Cuza, presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp). Cuza lembra que a criação de pacotes triplos (telefone, TV e internet), há três anos, fez o crescimento do setor mais que dobrar, de uma média de 7% ao ano para 18%. Pode haver também a competição das operadoras celulares. As licitações para as redes de próxima geração ainda nem sequer aconteceram, mas todos sabem que a banda larga sem fio, também conhecida como 4G, será um competidor importante no novo desenho das telecomunicações. E, é claro, existe a grande incógnita do Plano Nacional de Banda Larga. De acordo com o que foi divulgado até agora, a ideia do governo é que a Telebras fique responsável por levar a internet até as cidades, e que empresas como a Blue Interactive façam a venda no varejo. "Pelo que vimos até agora, o plano pode ser bom para a empresa", diz Silvia.


Na rede

Os mercados de TV paga e internet vêm crescendo rapidamente na última década

A Blue Interactive deve chegar ao fim do ano com 100 000 assinantes, em 14 cidades. Lacerda e Silvia não comentam, mas sabe-se que eles estão negociando a compra de outras empresas pelo interior do país. O movimento é semelhante ao que fez a NET mais de uma década atrás nas grandes cidades. Existem cerca de 45 outras operadoras de menor porte que podem ser alvo da Blue Interactive. O capital para isso virá da busca por novos acionistas ou por meio de empréstimos. "Como nosso negócio é levar conexão a mercados secundários, nos quais as grandes empresas não têm tanto interesse, já que buscam altíssimos volumes, não deve ser difícil conseguir levantar recursos", diz Silvia de Jesus.

Em cinco anos, a empresa espera estar em 50 cidades brasileiras, com receita de 1 bilhão de reais, proveniente da assinatura de 1 milhão de clientes. Desde 2006, quando a NET comprou a Vivax e iniciou um movimento mais forte de consolidação no setor, esta foi a primeira vez que uma aquisição não foi feita pela NET ou pela Telefônica. "É um sinal de que estamos caminhando para mais competitividade, pois alguém está olhando para as empresas menores", diz Neusa Risette, diretora executiva da NeoTV, associação que reúne as empresas de TV paga de pequeno e médio porte. Os ventos parecem estar soprando a favor da Blue Interactive. Além do PNBL, a Agência Nacional de Telecomunicações anunciou recentemente que voltará a fornecer concessão de operação de televisão por assinatura depois de 15 anos. Tratase de mais um caminho para a Blue Interactive abrir novos mercados.

Fonte: Portal Exame

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