sábado, 3 de julho de 2010

As empresas já estão valorizando o Ensino a Distância (EAD)

O ensino a distância está se tornando uma realidade em nosso país. As empresas brasileiras já estão percebendo o quanto é importante essa modalidade de ensino para o aperfeiçoamento continuo de seus colaboradores.

Josicleido Ribeiro Nogueira

Com a concorrência cada vez mais acirrada em todas as áreas empresariais, o maior patrimônio das empresas se torna o capital intelectual. Conversando com o amigo, ele me disse uma coisa muito interessante: "hoje não temos tempo para pensar, mas somente para agir". Discordo dessa afirmativa, pois a administração do tempo é muito importante para o aprendizado continuo. O conhecimento trás sabedoria para gerir ações de forma criativa e produtiva.

A Valorização da Educação a Distância

O único modo de adquirir conhecimento é estudando. O ensino a distância, considero um avanço na nossa educação, pois com o advento de todas essas tecnologias disponíveis tem se tornado possível estudar de acordo com a necessidade e o tempo de cada um. O EAD veio para somar agregando valor à carreira acadêmica sem detrimento do ensino presencial. Um complementa o outro.

As Empresas Incentivando o EAD

As empresas estão se dando conta do quanto é importante a educação continuada de seus colaboradores e algumas já fazem um trabalho de base, buscando os melhores centros educacionais para fazer parcerias, muitas vezes criando até mesmo cursos específicos para determinado setor. Outras vezes rateando o custo de um determinado curso EAD com seus funcionários.

Avaliação do Mercado de Trabalho com Relação ao EAD

Ao contrário do que muitos pensam o EAD não tem nada de fácil e assim como o ensino presencial, existirão aqueles que estudam e os que não estudam; os que só querem o diploma e os que querem aprender; os que farão a diferença e os que não representarão nada. O problema não é a modalidade de ensino, mas sim o fator de comprometimento do discente.

As empresas já perceberam isso e como sempre, cabe ao RH identificar o perfil desses profissionais independentemente da sua modalidade de estudo, mas sim da sua capacidade produtiva dentro da organização.

Fonte: Administradores

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