sábado, 3 de julho de 2010

PF deflagra operação em 7 estados para coibir cursos e diplomas falsos de ensino à distância

SÃO PAULO - A Polícia Federal no Mato Grosso do Sul deflagrou uma operação, batizada de Formatura, para desmantelar um esquema de venda de diplomas em cursos realizados à distância nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Um homem foi preso no Mato Grosso do Sul.

Segundo a PF, as instituições promovem cursos em desacordo com as regras do Ministério da Educação e Cultura e confeccionam documentos falsos referentes ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

As investigações foram iniciadas no ano de 2008, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após uma denúncia feita pela internet. Um inquérito foi instaurado para apurar as irregularidades e para identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.

No total, estão sendo cumpridos 59 mandados de busca e apreensão, sendo 25 no Mato Grosso do Sul, dois no Mato Grosso, 11 em São Paulo, 12 em Santa Catarina, cinco no Paraná, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os mandados são realizados nas cidades de São José do Rio Preto, Dracena, São Carlos, Sorocaba e capital.

Segundo a PF, dos 14 mandados expedidos para Campo Grande, dois se referem às empresas Paulistec e Instituto de Desenvolvimento, Estudos e Formação de Mão de Obra do Mato Grosso do Sul (Idefor). Os policiais fazem buscas na sede e na casa dos responsáveis da última, de acordo com a polícia.

No dia 31 de maio, a Delegacia do Consumidor de Campo Grande fechou uma escola da Paulistec devido à venda de diplomas falsos. Na ocasião, o dono e quatro pessoas foram indiciadas por estelionato e formação de quadrilha. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de um R$ 1,8 milhão da conta da família do dono do curso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.