terça-feira, 29 de junho de 2010

Jovem: treine sua liderança desde cedo

Gosto sempre de interagir com os leitores do blog. Semana passada, trocando emails com um leitor, de 24 anos, que trabalha como analista na área financeira de uma multinacional de alimentos, o mesmo me questionava como treinar e se preparar para ser um gestor de equipe desde cedo se no começo da carreira geralmente os jovens não tem equipes diretas para liderar. Parecendo um ciclo vicioso, que se a pessoa não tem oportunidade para ser um gestor de equipe, não consegue desenvolver liderança, não desenvolvendo, não será promovida a um cargo como gestor de equipe, e por aí vai. Mas não é bem assim.
Coloquei pra ele dois pontos para reflexão. O primeiro é que não precisa existir uma equipe direta para se “treinar” liderança. Temos algumas oportunidades mesmo no começo de carreira, quando jovens, de exercitar essa liderança em projetos ou processos específicos. Muitas empresas tem projetos multidisciplinares, de implantação de sistemas, redução de custos, mapeamento de processos, entre muitos outros. Esses projetos muitas vezes têm equipes de vários setores, e a participação gera uma oportunidade de exercer liderança naquela situação específica. Puxe a fila! E, dentro das suas rotinas, os jovens também fazem processos que lidam com outras pessoas e outros setores, que são também mais uma oportunidade de exercer liderança momentânea. Liderar seus pares, e até seu gestor, como foi assunto de post anterior, também são formas de exercitar.

O segundo ponto é desde cedo observar e se espelhar em pessoas que exercem lideranças positivas, que você considera como exemplo. Observar a forma como esses gestores são objetivos, colocam as metas, acompanham, se comunicam e motivam as equipes. E tentar, de alguma forma, usar as oportunidades aqui citadas no ponto anterior para repetir algumas dessas boas práticas que você observa desses gestores.

E tenha certeza que você estará sendo observado, que a sua iniciativa será valorizada. A capacidade de liderança é uma habilidade muito valorizada, e as empresas buscam na base identificar pessoas com este perfil. Eu, atuando hoje como CEO, sempre procuro observar em reuniões, apresentações, visitas, e até ao andar pela empresa casos de iniciativa e boas práticas na base da empresa, que são potenciais futuros gestores de sucesso.

Assim, não espere a oportunidade cair no seu colo para você se preparar, tenha iniciativa para buscar experiências práticas e ao mesmo tempo estude bons exemplos para ter uma base.

Fonte: VoceSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.