segunda-feira, 5 de julho de 2010

Frigorífico JBS obtém licença da ONU e deve aumentar produção

Uma grande notícia para o Araguaia, o frigorífico JBS, antigo Friboi, que opera com quatro unidades em Mato Grosso, obteve licença junto ao Comitê Executivo das Organizações das Nações Unidas (ONU) para aplicação do projeto de redução de emissões de gases de efeito estufa no tratamento de efluentes, denominado MDL.

O feito diz respeito à unidade instalada em Barra do Garças, 504 km de Cuiabá, no bioma amazônico. A empresa estava utilizando desde 2006, o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), que consiste na recuperação dos subprodutos gerados a partir da atividade industrial do frigorífico, que transforma o que seria resíduo em matéria-prima.

O frigorífico decidiu investir em tecnologias para conter os danos ao Meio Ambiente devido aos dejetos no rio Araguaia que geraram denúncias e multas aplicadas, por exemplo, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em 2007. Em função do impacto ambiental, a unidade de Barra que chegou abater 2.400 cabeças/dia e empregou duas mil pessoas, teve que reduzir os seus números. O turno da noite foi desativado e foram demitidos 479 funcionários.

A expectativa que a empresa consiga de ajustar com Meio Ambiente e volte a produzir na sua capacidade máxima gerando mais empregos em Barra do Garças. Foram implantados um projeto de crédito de carbono e um programa de gestão no sistema de tratamento de efluentes utilizando os créditos de carbono. A empresa aposta que implantação do MDL vai reduzir consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa.

O frigorífico JBS, que tem esse nome como homenagem ao seu fundador José Batista Sobrinho, é o maior empregador de Barra com 1.200 empregos e adquiriu recentemente o curtume Santo Antônio com 240 funcionários e a unidade Bertin com capacidade de gerar 480 empregos, entretanto está fechada.

O conglomerado BS mantém negócios em 100 países e tem 20 mil empregados em 21 filiais abatendo 40 mil bovinos/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.