segunda-feira, 5 de julho de 2010

Frigorífico de ovinos vai incentivar produtores familiares do Acre

Tatiana Campos

Empreendedor conta com apoio do Governo do Estado para implantação do negócio que vai apoiar desenvolvimento econômico da região

Secretários de Governo e empreendedor do negócio visitaram local onde será instalado frigorífico (Fotos: Angela Peres/Secom)

O Frigorífico Anassara entregou ao Governo do Estado o plano de negócios junto à Comissão de Incentivo à Política Industrial (Copiai), apresentando os dados do empreendimento para abate de ovinos que será implantado em Rio Branco.

O frigorífico será instalado no quilômetro 8 da estrada de Porto Acre, num terreno cedido pelo Governo do Estado e abaterá, por dia, 200 ovinos, com capacidade instalada para o abate de até 400. A área industrial construída será de 730 metros quadrados e a estrutura contará também com estação de tratamento de água, área administrativa, refeitório, vestiário, currais e posto para inspeção federal. "Houve um esforço da Procuradoria Geral para que pudéssemos disponibilizar este terreno. São 15 hectares de área, que foram cedidos após a empresa concluir, junto com o Governo, todos os estudos para a implantação do empreendimento", explicou Paulinho Viana, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal.

A estimativa é de que o frigorífico gere 20 empregos diretos e em torno de cinco mil empregos indiretos, através da mobilização dos produtores familiares que estão envolvidos na criação de ovinos.

"Esta é uma nova etapa deste projeto, que amadureceu bastante. Durante a elaboração do plano de negócios houve tempo para avançar em passos importantes como o trabalho direto com os produtores familiares, que estão se qualificando para a criação de ovinos que serão fornecidos ao frigorífico. O Governo do Estado é parceiro neste empreendimento e tanto o Idaf, quando a Seap, a Seaprof e a Comissão de Incentivo à Política Industrial estão empenhadas em cooperar com o frigorífico, que na verdade se traduz no desenvolvimento econômico do nosso Estado", disse o Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDCT), César Dotto.

O empreendimento pleiteia junto ao governo participar da política de incentivo industrial, através do benefício fiscal e da cessão do terreno. "Todo investimento que o proprietário fizer nesta área de terra será revertido em abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o ICMS", destaca Dotto.

O proprietário do investimento, Adalberto Moreto, destaca que o apoio do Governo do Estado ao empreendimento tem sido fundamental para o andamento do projeto e que os produtores familiares estão passando por capacitações para a criação dos ovinos. "Nós estimamos que sejam gerados vinte empregos diretos no frigorífico e que, no campo, com a quantidade de famílias que estão envolvidas e os trabalhadores que elas precisaram contratar para cuidar da criação, o número de empregos indiretos chegue à cinco mil postos", disse.

Fonte: Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.