quinta-feira, 29 de julho de 2010

Indústria: JBS anuncia fechamento de planta na Argentina.

Outros frigoríficos estão paralisando as atividades porque governo argentino impede exportações.

De acordo com matéria publicada pelo site infocampo.com.ar, os administradores da unidade San Jose JBS, filial argentina da companhia brasileira JBS, anunciaram na semana passada aos trabalhadores que a planta localizada na província de Entre Rios deixaria de operar por tempo indeterminado a partir do dia 26 de julho, devido às restrições para exportar cortes frescos vigentes desde o começo de julho. Luis Ríos, diretor do sindicato da unidade da JBS de San José, disse que a empresa avisou que "fecharia suas portas por tempo indeterminado devido ao fechamento das exportações e aos sérios inconvenientes que isso gera".

Dirigentes da Federação de Carne de Entre Ríos começaram a organizar um plano de protestos e mobilizações para evitar que o fechamento temporário da planta de San José derive em algo pior. "Esperamos o quanto antes a intervenção não somente do Governo provincial, mas também, do Ministério do Trabalho nacional para frear essa medida, porque definitivamente são eles (Governo nacional) que abrem ou fecham as exportações sem dar muitas explicações. Nós entendemos a empresa, porque não se pode trabalhar com tanta incerteza, mas também vamos defender nossa fonte de trabalho até as últimas consequências".

A planta da JBS de San José já tinha sido fechada em abril. Após o secretário de Comércio Interior da Argentina prometer flexibilizar a concessão de permissões de exportação de cortes frescos bovinos, a unidade retomou a atividade em maio. Porém, no começo desse mês, voltaram as complicações para se obter habilitações de exportação.

Hoje mais um frigorífico, o Natural Frigorífico, localizado na província de La Pampa, anunciou que está com dificuldades para pagar funcionários e manter as atividades. Sergio Barona, o Secretário-Geral da União Carne de La Pampa, declarou ao infocampo : "Isso se deve em parte à falta de exportações, mas também a má gestão importantes que foram os proprietários da empresa , que abandonou a atividade ". Pelo menos outros 2 frigoríficos paralisaram as atividades por dificuldades financeiras no país: Top Carnes, em Rodriguez -Geral, e Frigorífico The Whip em Florencio Varela.

Fonte: DBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.