quinta-feira, 29 de julho de 2010

Novas embalagens reduzem perdas de caqui e morango

NOVA FRIBURGO [ ABN NEWS ] - Produtores de caqui e morango de Nova Friburgo/RJ estão experimentando novas embalagens de papelão e plástico para proteger as frutas até a chegada às prateleiras dos supermercados. O projeto é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com as prefeituras de Nova Friburgo e Sumidouro/RJ, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater Rio).

Essa e outras experiências serão apresentadas no 1º Workshop Sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanhas, de 27 a esta quarta-feira (28), em Nova Friburgo. “As embalagens de papelão e plástico evitam a compressão, cortes e desgaste dos frutos. Esses tipos de danos, comuns em embalagens de madeira, respondem por até 50% das perdas na pós-colheita”, explica o pesquisador da unidade Agroindústria de Alimentos da Embrapa, Marcos Fonseca.

Na região serrana do Rio de Janeiro, a empresa lidera o projeto de Transição Agroecológica, que contempla alternativas viáveis para a agricultura em ambientes de montanha. Pesquisadores, técnicos e produtores buscam saídas agronômicas, econômicas e agroindustriais para a produção sustentável e a comercialização de alimentos de qualidade. “Vender produtos com maior valor de mercado significa trabalhar menos, ganhar mais e pressionar menos o meio ambiente” complementa o pesquisador.

No Brasil, o ambiente de montanhas representa 16,91% do território nacional. Em países como a Índia e a China, emprega-se muito do conceito de sustentabilidade em áreas montanhosas. “Em nosso País, principalmente após a Convenção da Biodiversidade Biológica de 2002, há demandas cada vez maiores de estudos”, lembra Fonseca. Segundo ele, essas áreas, além de grande número de pequenos produtores, possuem declividades acentuadas que, se não forem tratadas com técnicas de cultivo e manejo modernas, entram em rápido processo de erosão.

O workshop definirá um documento com as demandas de pesquisa relacionadas aos ambientes de montanhas no Rio de Janeiro e as principais diretrizes para o estabelecimento de ações em rede com a cadeia produtiva.

Fonte: ABN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.