domingo, 4 de julho de 2010

Pequenas empresas são 47% das indústrias, segundo IBGE

Mesmo sendo quase metade das indústrias brasileiras, elas empregam 6% dos trabalhadores

Priscila Zuini, de EXAME.com

São Paulo - A Pesquisa Industrial Anual (PIA) - Empresa 2008, feita pelo IBGE e divulgada hoje, mediu, pela primeira vez, a participação das micro e pequenas empresas na atividade industrial. As 165 mil empresas que possuem cinco ou mais funcionários tiveram receita de vendas de 1,7 trilhão de reais, o que mostra o peso das pequenas empresas na economia nacional. O segmento como um todo teve receita de 1,8 trilhão de reais.

Apesar de representar quase metade das indústrias brasileiras, elas empregam apenas 6% do pessoal das fábricas, que, em 2008, era de 7,8 milhões de trabalhadores. Além disso, as indústrias de pequeno porte representam 1% do valor de transformação industrial, que representa a diferença entre o valor bruto da produção e os custos das operações.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, a principal fonte de receitas é a venda de produtos e serviços, enquanto o consumo de matérias-primas é a principal fonte de custos e despesas. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Anual, o número de empresas industriais aumentou 10,8% em 2008 em comparação com 2007, passando de 279.820 para 310.017.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.