quinta-feira, 26 de agosto de 2010

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Em Nova Friburgo, Programa de Controle do
Tabagismo atende usuários do SUS em oito núcleos

A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Gerência de Vigilância em Saúde, implantou neste ano de 2010 o Programa de Controle do Tabagismo, segundo diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde. O foco é atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que queiram abandonar o uso do cigarro e criar estratégias de promoção da saúde, contribuindo para atingir um município com ambientes livres do tabaco e a uma conscientização maior de sua população para os riscos de sua utilização.

O próximo dia 29 de agosto é dedicado ao Dia Nacional do Combate ao Fumo, sendo que as ações para marcar a data, em Nova Friburgo, serão desenvolvidas com orientação e distribuição de panfletos informativos sobre o tema, diretamente nas Unidades Básicas que oferecem o tratamento aos usuários que desejam parar de fumar.

Ex-fumantes: mais energia e autoestima

Os benefícios para quem para de fumar são incontáveis e se acumulam com o passar do tempo. Ao parar de fumar, a pessoa ganha mais energia, diminui o risco de doenças de coração, enfisema e vários tipos de câncer. O ex-fumante ganha autoestima e se orgulha de ter superado o vício do tabaco.

Atualmente, o controle de tabagismo oferece atendimento na Policlínica Centro Dr. Silvio Henrique Braune (Suspiro), na Policlínica Norte Dr. Waldyr Costa (Conselheiro Paulino), na Unidade Básica Ariosto Bento de Mello (Cordoeira), na Estratégia de Saúde da Família Olaria II e III; na Estratégia de Saúde da Família de Varginha e ainda para funcionários do SUS, nos hospitais Raul Sertã e Maternidade de Nova Friburgo. A população de fumantes do município se sentirá acolhida e apoiada, por profissionais capacitados, em sua decisão de parar de fumar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2523-1374.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.