segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Boas ideias de negócios nas áreas de alimentação e bebidas

RESTAURANTE E PADARIA 24 HORAS

EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES: R$ 1 milhão (forno, fogão, utensílios de cozinha, câmara fria, refrigeradores, expositores, balança, exaustor, mesas e cadeiras para 30 pessoas, sistema integrado de gestão e impressora fiscal)

CAPITAL DE GIRO: R$ 150.000

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 150.000

FUNCIONÁRIOS: 24 (o dono, 3 padeiros, 3 confeiteiros, 2 cozinheiros, 10 atendentes, 3 caixas e 2 seguranças)

PRAZO DE RETORNO: 48 meses

Encontrar mão de obra qualificada, ter pleno controle financeiro e evitar desperdícios. Essas são algumas das dificuldades enfrentadas por quem começa no setor de restaurantes 24 horas, segundo Flávio Del Nero Gomes, 54 anos, sócio da Dona Deôla, rede de quatro padarias-restaurante, de São Paulo.

A rede surgiu como panificadora em 1996 e um ano depois passou a funcionar 24 horas, com café da manhã self-service; mais tarde passou a oferecer também almoço. Em 1998, foi uma das primeiras padarias a contar com bufê no jantar. O negócio tem tíquete médio de R$ 17 e crescimento de 15% ao ano. Em 2009, a Dona Deôla atendeu 8 mil pessoas, 60% das quais em busca dos serviços de food-service.

Para quem deseja iniciar um negócio no setor, Gomes avisa: o trabalho é intenso. “Somos ao mesmo tempo indústria e comércio”, afirma. “O faturamento pode ser alto, mas os custos também são.” Além de uma estrutura afinada para operar três turnos, sem interrupção, é preciso diversificar o cardápio, oferecer promoções que atraiam os diferentes tipos de público, de donas de casa a notívagos, e investir na divulgação, sobretudo na região do empreendimento. “As pessoas buscam comodidade, ninguém sai de longe para ir a uma padaria”, afirma Gomes.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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