domingo, 29 de agosto de 2010

Brasileiros, pessoas de ação

*Marcelo Ortega

Neste último mês de julho fiz muitas viagens para dar palestras e treinamentos, e em uma grata surpresa da vida, conheci uma figura muito especial: um taxista chamado Genival, Genú para os mais íntimos amigos. Nos encontramos por acaso no aeroporto de Brasília, naquela fila de espera por um táxi, ele foi o da minha vez, e que bom que o acaso nos aproximou, porque descobri uma dessas pessoas extraordinárias e sensacionais que vale a pena enaltecer.

Este brasileiro Brasília - DF, taxista é um grande exemplo de vendedor criativo, pois fiquei boquiaberto com as boas idéias que ele aplicou em seu carro e, sobretudo, pelo excelente atendimento que me deu. Quem viaja muito sabe que quase nunca gravamos na memória quem foi o taxista, a recepcionista do hotel, a atendente do check-in do aeroporto, a garçonete/garçom ou o caixa da lanchonete. Pouca gente que cruzamos por aí se torna marcante, diferente, inteligente e surpreendente a ponto de nos fazer voltar a comprar. Pode acreditar, isso é simplesmente uma questão de opção, pois quase ninguém está a fim de fazer mais do que aquilo que é pago para fazer ou além daquilo que recebe por seu trabalho.

No dia do fatídico encontro, eu estava com minha esposa e meu filho, eis que conheci o Genú, apelido que ele gosta de usar. Logo ao entrar no seu carro, já notamos a diferença: um homem de terno e gravata, educado e que apresentava uma série de diferenciais em seu táxi, dentre eles: notebook instalado acima do porta luvas numa mesinha muito bem adaptada, e ainda, maquininhas de todos os cartões de crédito, todos os carregadores de celular, tomada 110 e 220 volts, e mais apetrechos úteis como linha, agulha e botões em caso de uma emergência, principais jornais e revistas, água com gás e sem gás, celular com chip de Brasília, e o que mais me chamou a atenção, acesso a internet wireless, caso o cliente queira usar seu próprio notebook. Se necessitasse imprimir algo, lá estava, no porta-malas, uma impressora pronta. Quem precisa imprimir um documento, como uma proposta comercial, que alterou de última hora, ou ainda imprimir seu check-in feito pela internet do Genú táxi, lá está o recurso e chega de stress.

Facilidades que não têm preço, pois o Genú não cobra nada a mais por tudo isso. E você acha que ele perde dinheiro? Então reflita: você acha que a agenda dele está vazia? Que o custo investido nestes recursos não lhe dá vantagem diante dos concorrentes convencionais? Você realmente acredita que ele está errado ou exagerando em oferecer tudo isso?

Espero que não pense assim e enxergue claramente o quanto é sensacional o conjunto de idéias que determinam o posicionamento do Genival, pois ele está ganhando sempre mais clientes, estes que por sua vez, se tornam fãs, como eu me tornei. Na semana seguinte, quando retornei a Brasília para mais uma bateria de eventos, adivinha quem foi meu “parceirão” e me levou para lá a para cá. Isso é ser extraordinário, uma pessoa de ação, um taxista que dá um show de criatividade, de foco no cliente e empreendedorismo, pensando naquilo que os outros precisam, valorizam e só assim tornam-se fiéis à alguma marca, empresa ou serviço prestado como o táxi.

Devemos aprender com o Genú, que com seu carro modelo “doblô” completo (de verdade), sua presteza e inteligência é a minha referência deste mês sobre atitude, iniciativa e melhores práticas. Um brasileiro dentre tantos brasileiros geniais que vemos Brasil a fora.

*Marcelo Ortega é palestrante e consultor focado em melhorar resultados de vendas e produtividade de equipes comerciais. Marce,lo também é autor dos livros SUCESSO EM VENDAS e INTELIGÊNCIA EM VENDAS.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 403ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.