domingo, 29 de agosto de 2010

Manter e ampliar contatos profissionais

Caio Lauer

Praticar o networking é estabelecer uma rede de relacionamentos com pessoas que poderão exercer influência positiva na carreira de qualquer um. Para desenvolver o networking da melhor forma é necessário estar exposto no mercado, pois quem não aparece é esquecido. É interessante estar presente em eventos, buscar contatos, fazer parte de redes sociais e grupos, e estar sempre exposto para relacionamentos que sejam importantes para o dia a dia de trabalho.

Em mais uma edição do EncontRHo, promovido pela Editora Fênix, esse foi o tema da palestra realizada na sede da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), no dia 26 de Agosto. Apresentada por Claudia Monari, psicóloga e atuante na área de outplacement e desenvolvimento de pessoas, foram mostradas para profissionais de diversas áreas, as várias técnicas e ferramentas necessárias para ampliar a rede de contatos.

“Se a pessoa se expõe para um profissional e ele a conhece um pouco mais, é muito mais fácil haver uma relação de confiança do que simplesmente um pedaço de papel ou currículo”, observa Claudia.

Pesquisas indicam que 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego por meio do networking. Existem várias maneiras de realizá-lo, incluindo telefonemas, contatos pela internet e o face-a-face. A palestrante aponta que o networking é importante para conseguir uma recolocação por conta da credibilidade das informações trocadas.

O networking bem desenvolvido pode ajudar o profissional a:

•Ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho;
•Captar informações relevantes para seu dia a dia e sua carreira;
•Divulgar seu trabalho;
•Obter novos clientes;
•Solicitar conselhos;
•Captar recursos financeiros para projetos;
•Recomendar serviços;
•Expor-se de forma inteligente no mercado com pessoas relacionadas às suas metas.

De alguns anos para cá, a internet se tornou uma ferramenta poderosa na prática do networking, encurtando os caminhos entre os profissionais. “A internet é uma excelente ferramenta para desenvolver networking, porém deve haver cuidados: uma coisa é a exposição profissional e outra é a pessoal. Então, deve haver cautela com sites e grupos que participa e fotos que coloca, por exemplo”, explica Claudia.

A rede de relacionamentos é construída por pessoas que merecem reconhecimento e valor, pois mesmo que naquele momento não consigam ajudar de forma mais efetiva, poderão se lembrar de você e indicar seu perfil para futuras oportunidades. Fazer networking em situações sociais e familiares também é interessante. “Acredito que sempre temos que estar ‘com um olho no peixe e outro no gato’, porque muitas vezes a pessoa está em um evento social e conhece uma pessoa que pode ser favorável para o relacionamento profissional”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.