domingo, 29 de agosto de 2010

O papel do RH nas empresas é tema de palestra

Caio Lauer

O profissional de recursos humanos que quer se destacar em sua atividade deve estar atento ao mercado, que está cada vez mais dinâmico e repleto de mudanças. A busca constante da valorização dos colaboradores por meio do crescimento das pessoas na organização é função dessa ocupação.

Em mais um EncontRHo, que aconteceu no dia 10 de agosto, na Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), este foi o tema central da palestra exibida. “O Papel do RH”, ministrada por Marco Ornellas, psicólogo com especialização em comportamento organizacional, mostrou aos mais de 50 convidados a evolução, desafios e tendências do RH. “A importância de participar da apresentação está muito relacionada à questão das pessoas buscarem mais informação e conhecimento. Costumo dizer que os RHs foram mais deformados do que informados. Temos um problema de formação na carreira das pessoas que trabalham na área”, observa Ornellas.

Com duas horas de duração e de entrada gratuita, o evento gerou discussões das melhores práticas, estrutura e competências dos profissionais da área. Nos dias de hoje, as mudanças são muito rápidas, e as organizações cada vez mais precisam de agilidade para conseguir se tornar competitivas e se manterem vivas no mercado. Para Marco Ornellas, eventos deste gênero servem para as pessoas despertarem, discutirem sobre as agruras e dificuldades que cada um vive e como se posicionar e se movimentar na direção correta. “Conhecer o negócio da companhia é importantíssimo. É a grande capacidade e competência de ser um conhecedor dos interesses da empresa”, aponta o psicólogo.

Comunicar-se com clareza e estabelecer relações de confiança são sinais de parceria entre a área de recursos humanos e o restante da organização. O mercado atual exige, de quem atua nesse segmento, ter uma visão generalista e sistêmica, para que se permita buscar soluções em diferentes momentos que cada organização passa. Marco Ornellas diz que o profissional precisa parar de acreditar que o “outro” vai reconhecê-lo, e é necessário fazer valer as ideias e opiniões. “Ele precisa mostrar para que veio e qual a importância do papel dele. Quando esse jogo for invertido, o profissional terá mais credibilidade, pois sua opinião será absorvida”, opina.

O EncontRHo é fruto da parceria entre a Fênix Editora, organizadora do evento, e a Catho Online. Além de desenvolver ações de relacionamento entre RHs de empresas, as apresentações visam passar conhecimentos aplicáveis ao dia a dia dos profissionais que trabalham com gestão de pessoas. “Trabalho na área há seis anos e estou encontrando novas formas de agregar valor. O palestrante deu insights bem bacanas para que possamos desenvolver um trabalho bom dentro da área, mostrando que não importa só o lado humano, mas também o lado do negócio”, relata Jozy Machado, sócio-diretora da Zona8 consultoria. Já Marli Arruda, sócio-diretora da Face Nova RH achou muito boa a palestra, pois amplia o conhecimento e faz pensar diferente sobre o papel do RH. “É bom também porque é um espaço para trocar ideias e vivências do dia a dia de trabalho. Valeu a pena!”, completa.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.