terça-feira, 10 de agosto de 2010

Caminhando pela Escuridão

* Nicolai Cursino

Quem nunca se viu caminhando pela escuridão? Com as duas mãos projetadas à frente, percorrendo as laterais e com os passos quase que arrastados no chão, à esperança de sentir um obstáculo ou o próximo buraco?

E quando, de fato, tocamos em alguma coisa, mesmo que aquilo seja uma parede ou algo que vai atrapalhar o nosso caminho, parece que de alguma maneira, saber que há algo ali, a sensação de apoio em algo concreto, chega a trazer mais conforto que o vazio.

O que acontece em nossa cabeça para nos sentirmos mais seguros ao nos agarrar a um obstáculo, do que ao caminhar cegamente, porém livremente?

Nós tememos nossos próprios pensamentos. Há um mundo enorme cheio de cavernas escuras, florestas, precipícios, animais, terremotos, perseguições e frio dentro de nós mesmos. O lado sombrio dos nossos sonhos. Você pode se lembrar de algum?

Mas há também um mundo cheio de paisagens fantásticas, lagos claros, lindas aves e um horizonte infinito, banhado pelas nítidas cores do arco-íris, cruzando o céu ao mesmo tempo que as estrelas. Parece possível? Você pode se lembrar de um sonho assim?

Todos os Deuses e todos os Monstros estão apenas dentro de você. Você teme seus fracassos, teme sua rejeição, teme sua dor e teme a falta de confiança. E ainda assim, seu maior medo, não é o medo da escuridão. Seu maior medo é o medo de sua própria luz, o medo de sua própria grandeza.

Quem é você afinal para permitir-se tornar um Deus? Quem é você para viver em tamanha riqueza que a preocupação com dinheiro simplesmente não exista mais? Quem é você para aceitar tão livremente o amor e a atenção dos outros, de modo que se sinta tão preenchido, que não precise mais provar nada para ninguém? Quem é você para brilhar no meio desta imensidão?

E eu te pergunto: Quem é você para decidir não crescer? Quem é você para decidir se agarrar a migalhas e achar que é tudo o que merece? Quem é você para julgar que não é amado e bem-vindo pelo próprio mundo que o criou? Quem é você para negar a sua grandeza, só para contentar aos outros? Por que foge da alegria de cumprir com seu papel nesta vida? Quem é você para decidir não brilhar?

Há outros que precisam de sua ajuda e você só pode fazer isso se estiver aceso, forte e feliz. E tem que ser agora.

Olhe para seus relacionamentos e perceba quais deles te fazem mais forte, mais você. E quais deles te esconde, te apaga. Fique somente com os primeiros.

Olhe para o seu trabalho e veja-o como seu local de alegria. O quê sua alma pede que você faça? Que profissão, que lugar, que equipe faria você tão contente que seria capaz de atropelar o café da manhã só pela vontade de começar logo. Do mesmo jeito que a criança que não tem paciência de comer olhando para o quintal lá fora.

Eu tenho tido alguns dias muito difíceis este ano, com trabalho longo e muitas horas de insônia. Às vezes acordo no meio da noite, com o tema do próximo artigo, um detalhe da próxima apostila ou até mesmo o problema de um cliente de coaching. Também aparecem os impostos e as planilhas de Excel da Iluminatta.

E aí me pego em silêncio durante cinco minutos logo depois de levantar, ouvindo minha respiração. E me lembro que na próxima semana é hora de criar parte de um novo treinamento de autoconhecimento, que vai ao ar no final deste mês. E aí imagino o estado e o rosto das pessoas que passarão por ele, e sou capaz até de ouvir seus depoimentos.

Versões de estórias que tenho ouvido muito ao longo dos últimos anos, sobre o aumento do respeito aos outros, da confiança na própria vida, sobre a nova profissão tão diferente da primeira e da felicidade que ela traz, sobre um novo amor ou até uma nova maneira de viver um velho amor.

Palavras de dias mais tranqüilos e mais iluminados.

E aí, de repente, me pego atropelando o meu café da manhã de novo. Como acabei de fazer. E dou graças a Deus por ter no armário um pacote de bolachas de chocolate.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.