terça-feira, 10 de agosto de 2010

PRIMEIRA MÃO: Conselho Municipal do idoso elege seu Presidente

Escolha será nesta quarta-feira, 11, e também servirá
para definir representantes não governamentais

A Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho convida a comunidade friburguense a participar nesta quarta-feira, 11, a partir das 14 horas, do 3° Seminário de Reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Friburgo (Comdipi). Durante o evento, que será realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Clube de Xadrez, será eleito o Presidente e definidos os representantes não governamentais da instituição.

Atualmente, o conselho municipal do idoso é composto por representantes de entidades não-governamentais dos diversos seguimentos da sociedade civil: Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, representando entidades de Direitos e Estudos; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Nova Friburgo e Legião da Boa Vontade, que representam os usuários no conselho e, por último, os representantes de permanência, como a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), o Grupo de Promoção Humana (GPH/Cônego) e o Clube de Amigos de Nova Friburgo.

Denúncias de maus tratos

Criado pela Lei Municipal Nº. 3.470, de 2005, ao Comdipi compete, entre outras questões, orientar e coordenar a aplicação de políticas municipais de atendimento e proteção dos direitos das pessoas idosas; promover, apoiar e incentivar a criação de organizações destinadas a assistência dos idosos; promover a descentralização político-administrativa do município e a participação popular, através de entidades representativas de caráter idôneo, com programas e projetos de atendimento aos direitos dos idosos.

De acordo com Denizete Spitz Argolo, secretária administrativa do conselho, somente no ano passado, o Comdipi teve aproximadamente 50 atendimentos, a maioria dos casos de denúncia por abandono, maus-tratos e abusos financeiros, sendo que o perfil dos idosos que procuram por ajuda do Conselho pertence à classe menos favorecida.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.