quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comercialização: Pecuaristas não colaboram para destravar o Boi na Bolsa

Outra dificuldade apontada pelo setor é a falta de capital dos frigoríficos menores para adiantar pagamento.

De acordo com Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, Associação dos Criadores do Mato Grosso, os frigoríficos têm manifestado desinteresse pelo sistema do Boi na Bolsa para evitar o pagamento três dias antes do abate do gado. Mas Vacari considera que os pecuaristas também têm tido uma parcela de culpa pelo fraco desempenho do novo sistema de comercialização do gado. "Para que a bolsa funcione, é necessário que haja a vontade do comprador e também do vendedor, o que no Brasil inteiro, e mesmo em Mato Grosso, não está acontecendo", diz Vacari.

Lançado em abril deste ano, o sistema eletrônico de comercialização de gado bovino, controlado pela BM&FBovespa, vendeu pouco mais de 500 animais, o equivalente à compra de um dia por um frigorífico de médio porte. Pelas regras, as indústrias têm que depositar 90% do valor do lote dois dias antes de retirar o gado dos currais. E depositar os outros 10% em até 10 dias úteis na conta de liquidação da Bolsa.

Francisco Amaral, médico veterinário do CentroBoi, da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, lembra que a descapitalização dos frigoríficos de pequeno e médio porte, impede que eles atuem no Leilão de Carne Bovina da BBM. Amaral observou que o governo federal, através do BNDES, está ajudando os mega frigoríficos a se reestruturarem, mas está esquecendo dos pequenos frigoríficos. "Na competitividade entre os grandes e os pequenos, o grande leva vantagem porque consegue comprar e pagar à vista, enquanto que o pequeno tem que pagar mais para conseguir escala", afirma. Na hora da venda, segundo a avaliação de Amaral, os pecuaristas preferem vender para os grandes frigoríficos, que apesar de pagar menos oferecem maior segurança, e os pequenos frigoríficos não têm as mesmas condições - inviabilizando o sistema de operações através da bolsa eletrônica.

Fonte: DBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.