quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"É preciso viajar para inovar e empreender", afirma consultor

O italiano Roberto Panzarani, presidente e psicólogo do Studio Panzarani, diz que é preciso tirar a poeira da mala e conhecer o universo empreendedor de outros países

Por Rafael Farias Teixeira

O italiano Roberto Panzarani é um observador de culturas e tendências corporativas. E para isso viaja o mundo como consultor conhecendo o universo empreendedor de cada país. Presidente do Studio Panzarani, com sede na Itália, ele esteve em visita ao Brasil na semana passada para falar sobre inovação. E para Panzarani, viajar é um dos passos para inovar. "Hoje você precisa pensar e agir globalmente", diz.

Ao trabalhar em diversos lugares do mundo, o consultor notou como muitas empresas não utilizam a internet e outras tecnologias para conhecer o universo de negócios em outros lugares do mundo e até mesmo interagir com eles. "Até pequenas empresas podem fazer isso sem precisar ter uma estrutura extensa", afirma. E não basta ficar apenas navegando na rede. "É preciso realmente viajar, sair e conhecer outras culturas. Ninguém pode fazer negócios apenas no país em que vive. A cada dia encontro empreendedores que percebem essa realidade e por isso tornam-se bons gestores e administradores." Nessas viagens, Panzarani acredita que o empreendedor entende melhor o que está acontecendo no mundo e aperfeiçoa sua visão empreendedora.

Panzarani ainda dá outras dicas para ajudar as empresas a inovar. Uma delas é manter pessoas jovens em suas equipes. "Essa geração que chamamos de 'Y' está sempre tendo novas ideias", afirma. Visitar e conhecer empresas também estimula o empresário a se renovar constantemente e, consequentemente, manter a mente aberta para inovações. Os negócios a serem visitados não precisam ser necessariamente do mesmo setor. "Mesmo que a empresa trabalhe com outro mercado, você pode aproveitar qualidades de diversos setores e aplicar no seu negóio", diz o consultor.

Além de conhecer a realidade de empreendimentos em outros países, Panzarani acredita que todo empresário precisa reservar um tempo na sua agenda para adquirir novos conhecimentos, fomentando, assim, a inovação dentro da sua empresa. "Ele tem que dividir seu dia entre as prioridades do seu negócio e o momento de aprendizado", diz. "Se você não investe em seu crescimento pessoal, sua empresa sempre estará atrás das outras."

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.