terça-feira, 10 de agosto de 2010

Escolas de Nova Friburgo já recebem o ‘Jovens Empreendedores’

Parceria com o Sebrae permite à Secretaria Municipal de Educação capacitar 40 profissionais da rede de ensino
para desenvolver os Primeiros Passos do programa

A cultura empreendedora já está sendo incorporada na rotina escolar de cerca de mil alunos das escolas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo. O município é o primeiro da região a adotar a nova versão do programa ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’, com o objetivo de preparar crianças e jovens, de 7 a 14 anos do ensino fundamental, para os desafios futuros do mercado de trabalho.

O programa teve início na última quinta-feira, 05, com a presença da Secretária Municipal de Educação, professora Ledir Porto, que participou da abertura do repasse aos professores que aplicarão a metodologia em sala de aula. Na ocasião, a secretária Ledir ressaltou a satisfação com o início do programa.

“Enquanto educadores, acreditamos que oportunizar aos nossos jovens a cultura empreendedora, além de uma atitude visionária, é a certeza de bons resultados a serem obtidos em médio prazo. Quando crescemos acostumados a uma realidade que incentiva a atitude, estamos mais preparados para encarar os desafios e conscientes para saber que essa luta vale a pena, tanto para o sucesso pessoal quanto do país, que se beneficia de cidadãos que crescem e fazem crescer.” concluiu a Secretária.

O material da capacitação dos professores é oferecido pelo Sebrae-RJ, sendo que o programa será adotado nas escolas ainda neste semestre. Os professores estarão aplicando a metodologia para as crianças do ensino fundamental, sendo que a meta é formar 40 turmas, totalizando cerca de mil alunos. A gerente do Sebrae-Serrana I no Estado do Rio, Fernanda Gripp, parabenizou a Prefeitura Municipal pela iniciativa. “O empreendedorismo nas escolas é essencial para o desenvolvimento de uma política que otimize a formação de futuros empreendedores capazes de gerar o seu próprio emprego”. - destacou Fernanda.

Os professores participarão de três encontros de capacitação, durante o mês de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O repasse de metodologia tem à frente Cecília Idalina Novaes, instrutora e consultora do Sebrae/RJ. O primeiro encontro tem como objetivo ambientar os professores sobre o projeto, sua metodologia e sua aplicação. Segundo Cecília, é preciso iniciar o curso abertos às novas informações. “Este curso não será apenas mais um curso, com falas e ações já conhecidas. Apresentaremos o novo em práticas e atitudes empreendedoras e assim estaremos incentivando uma nova postura não somente frente à educação, mas frente à vida.” - finalizou Cecília.

Os próximos encontros, sempre no auditório da SME (Ciep de Olaria), estão programados para os dias 10 e 17, para os professores dos anos iniciais e 11 e 18 de agosto para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.