terça-feira, 10 de agosto de 2010

Especialistas alertam para desmotivação no concurso dos Correios Noticias

Uma reviravolta no concurso dos Correios, cuja data deverá ser remarcada para o dia 21 de novembro, provocou instabilidade junto aos candidatos, mais de sete meses depois do lançamento do edital, em dezembro de 2009. A nova data, cogitada pelo presidente da empresa, David José de Matos, deixou os mais de um milhão de candidatos em apreensão quanto ao futuro do processo seletivo. Foram 1.064.209 inscritos para cargos de nível médio e superior de olho em salários de R$ 706,48 a R$ 3.108,37.

É como avalia o diretor pedagógico da Academia do Concurso Público, Paulo Estrella. Segundo ele, uma longa demora na aplicação de uma prova de concurso público pode provocar uma reação negativa, como a desmotivação do candidato. “Os candidatos vêm se preparando há muito tempo, desde que o edital foi lançado. É muito provável que muitos deles se sintam desestimulados e até mesmo desistam do concurso”, avisa.

No entanto, o especialista afirma que a remarcação das provas deve ser usada de forma positiva. “O candidato que já sabe o conteúdo programático pode se preparar um pouco mais, fazendo provas antigas da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, para não ter surpresas quanto ao estilo dela no momento do exame”, avisa.

Com a dilatação do prazo, Estrella recomenda que o tempo seja aproveitado e pede ainda mais empenho. “Nessa reta final o candidato deve aproveitar para tirar dúvidas. Desanimar é o mesmo que abandonar um projeto de vida pelo qual vem batalhando há muito tempo. Provavelmente o pouco tempo para a organização da prova pesou e provocou o adiamento", analisa.

Alexandre Vasconcellos, especialista em concursos, tem a mesma opinião. ''É hora do candidato manter o ritmo para não perder o potencial. O ideal nessa reta final é fazer questões anteriores da prova já que o estudo já está mais consolidado e também procurar em editoras especializadas livros e apostilas que tenham exercícios comentados da banca para se aprofundar nas matérias e fazer um raio x dos assuntos que costumam ser mais cobrados''.

Vasconcellos faz um alerta especial para a disciplina de Informática. “Costuma cair nas provas da Cesgranrio muitas questões de Excel envolvendo fórmulas”.

Alexandre ainda orienta os candidatos ao cargo de carteiro: “ é preciso que estejam muito bem preparados para o teste físico, pois muitos são eliminados. O ideal é dedicar algumas horas para essa preparação, mas sem exagero”, orienta.

O adiamento da prova, de acordo com os Correios, teve como objetivo garantir mais segurança ao processo seletivo.

Fonte: RondoNotícias.com.br
Nota do Editor: Desistência de candidatos, neste momento, só reforça o desejo não revelado dos Correios. Se não houver número suficiente de aprovados, ou candidatos suficientes para uma determinada região, prevalece a seleção por contrato, que nada mais é do que aquela velha conhecida de todos nós brasileiros já calejados com o apadrinhamento em órgão público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.