terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inaugurada 18ª biblioteca escolar da rede escolar de Nova Friburgo

Secretária de Educação também comemora melhoria de
Nova Friburgo nos índices do ensino básico/Prova Brasil

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo inaugurou, na manhã desta terça-feira, 06, a 18ª biblioteca em uma unidade escolar da rede de ensino friburguense. Implantada com recursos do PNDE – Programa Nacional do Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Prefeitura, a nova sala de leitura foi instalada na Escola Estadual Municipalizada Amâncio Mário de Azevedo, no bairro Cascatinha.

A Secretária municipal de Educação, professora Ledir Porto, acompanhada de integrantes de sua equipe, dos secretários municipais Francisco Gregório Filho (Pró-Leitura) e Girlan Guilland (Comunicação Social) e ainda da diretora da unidade, professora Cláudia de Lima Andrade, aproveitou o momento para divulgar notícia que recebera na véspera quanto a melhoria do posicionamento do município no IDEB – índice de desenvolvimento do ensino básico.

Há oito meses, Nova Friburgo tinha 16 escolas classificadas na faixa de risco para um provável rebaixamento, em função de seus baixos indicadores na Prova Brasil. Agora, dez escolas já avançaram e o município conquistou melhor posicionamento no ranking estadual, deixando a 6ª colocação e passando a 4,6.

Sonhos e emoções

Com parte do total de seus 200 alunos acomodados em cadeiras colocadas no pátio, a diretora Cláudia falou com muita emoção sobre mais esta conquista da escola. Ela historiou que começou com pequenas salas de leitura em cada sala de aula e agora tinha a felicidade de poder estar realizando mais um sonho com a implantação da biblioteca, cujo nome - Maurício de Souza, em homenagem ao escritor e desenhista - foi escolhido democraticamente pelos próprios estudantes.

Sob lágrimas, a diretora encerrou seu pronunciamento, agradecendo a todos que proporcionaram essa melhoria à escola, que inclusive também era uma das 16 unidades de ensino da rede na faixa de risco do Ideb. Antes dela, a pequena aluna Julia Hoffmann, com leitura perfeita, falou em nome dos demais estudantes da alegria e satisfação de estarem recebendo o novo espaço.

Desde que chegou à escola, atraindo a atenção e curiosidade das crianças, principalmente por sua barba branca - pela qual, muitos dos pequeninos se referiam a ele como ‘papai noel’, o professor e escritor Gregório Filho, secretário Pró-Leitura, ao invés de discurso, preferiu fazer o que mais gosta e sabe: contou a história da ‘Onça e do Jabuti’, explicando que ela havia sido-lhe contada por sua avó.

Antes, no entanto, ele surpreendeu as crianças e - de fato incorporando um papai Noel - retirou de sua mochila um exemplar do livro, de sua autoria, ‘Dona Baratinha e outras histórias’, que doou à biblioteca escolar.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o grupo de animadores e contadores de história da biblioteca móvel fez apresentação especial para as crianças, com música e contação de histórias. Encerrando a cerimônia, foi servido um lanche na atual sala dos professores, onde será instalado brevemente o laboratório de informática da escola, através de parceria com o Pro-Info.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.