terça-feira, 10 de agosto de 2010

Palestra aborda o poder da comunicação não verbal

Caio Lauer

Identificar implicitamente emoções como ansiedade, decepção, irritação, empolgação e muitas outras. Conhecer a linguagem corporal é um instrumento importante para obter técnicas de aprimoramento com relacionamentos pessoais e profissionais. Quando conversamos, apenas 35% da nossa comunicação é verbal. O restante é feita por meio de componentes não verbais, como postura, gestos e atitudes.

Este foi o tema do evento promovido no último dia 28 de Julho pela Fênix Editora, empresa ligada à publicações e eventos de Recursos Humanos. A apresentação aconteceu na sede da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) em São Paulo e reuniu 90 profissionais de diversas áreas de atuação. Ela faz parte de uma série de eventos promovidos pela Editora chamada EncontRHo.

Paulo Sérgio de Camargo, grafólogo, escritor e especialistas em linguagem não verbal apresentou formas de analisar expressão corporal e facial, como agir em ambientes de entrevista e negociação e gestos ligados a verdades e mentiras. “Os elementos que podem ser observados são veracidade, sinceridade, agressividade e alguns sinais de depressão”, aponta o especialista. De acordo com ele, em uma negociação, o profissional pode interagir com mais facilidade com o cliente e em entrevistas e seleção de pessoal, pode avaliar com mais eficácia os candidatos. “Podem aplicar e receber feedbacks com mais intensidade também”, completa.

No mundo corporativo, em termos de entrevista, dinâmicas de grupo, negociação, vendas e em qualquer ato que envolva duas ou mais pessoas, a linguagem corporal propicia, a quem conhece as técnicas, um instrumento extremamente poderoso de convencimento e análise comportamental. Essa edição do EncontRHo mostrou como esse tipo de comunicação facilita na interação entre pessoas e grupos.

Apoiado pela Catho Online, o evento foi totalmente gratuito e teve duração de duas horas. “Muitas vezes as empresas não possuem a verba para aplicação de treinamentos e pensando nesse aspecto, trazemos profissionais que possam contribuir bastante para o desenvolvimento dos participantes”, explica Maria Emília Leme, coach e assessora do EncontRHo. Para ela, as pessoas não precisam apenas de apresentações como esta, mas também realizar cursos e acessar sites como o da Catho Online, que possui matérias e conteúdos em que também podem se autodesenvolver.

O profissional que está engajado na empresa que atua precisa se aprimorar para que esteja bem preparado sempre. “Achei muito interessante a palestra e é bom porque dá conhecimentos de como abordar um cliente, conversar, fazer uma tratativa e como se posicionar perante o comprador”, opina Daiane Fuzatti, consultora da Abyara. Já para Donizete Reis, vendedor da Silcon, a palestra acrescenta bastante para facilitar a proximidade com clientes. “Elas são fundamentais para o aperfeiçoamento de qualquer um, e tudo que venha a acrescentar nunca é demais”, afirma Donizete.

A maior preocupação de eventos como estes é trazer para o mundo corporativo temas atuais que aprimorem suas habilidades. “Quero agradecer a Catho Online pelo apoio, pois conseguimos transmitir uma série de informações diretas, simples e precisas aos profissionais, para que eles saiam daqui aplicando parte dos conhecimentos. Embora não seja um curso extenso, é um meio onde podemos passar conteúdos importantes para o mundo empresarial”, finaliza Paulo.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.