sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Para empresários, Governo Federal é culpado pela burocracia

Pesquisa do Ibope revela que 80% dos executivos brasileiros veem a fiscalização do governo como intencional, usada como instrumento de poder

 Eduardo Tavares, de EXAME.com

São Paulo - Uma pesquisa do Ibope realizada com 211executivos brasileiros mostra que, para 67% deles, o Governo Federal é o maior responsável pela burocracia que atrapalha o desenvolvimento do ambiente de negócios no país.

Ainda segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (3/8), 77% dos executivos acreditam ser possível unificar os procedimentos burocráticos nas esferas federal, estadual e municipal. "A gestão no Brasil ainda é muito centralizadora. O pensamento predominante é que é possível controlar tudo de Brasília", afirma o advogado Piquet Carneiro, que participou da divulgação do estudo na Câmara Americana de Comércio (Amcham) de São Paulo.

Algumas das reclamações dos participantes do estudo são velhas conhecidas: 78% dos empresários dizem que a perda de tempo com a burocracia é um dos principais problemas que requerem solução urgente.

O argumento principal é que a demora na maior parte dos processos que envolvem abertura e fechamento de empresas, importações e exportações e outras ações prejudica o Brasil à medida que reduz sua competitividade frente a outros países.

A pesquisa mostra também que, para 58% do empresariado brasileiro, o nível de controle por parte do governo sobre as companhias é excessivo. Quase 80% dos entrevistados afirmaram que esta fiscalização é algo intencional, usado pelos governantes como instrumento de poder.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.