sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Apesar do ritmo forte, varejo vai crescer abaixo dos 10% no ano

Economista do Serasa diz que desaceleração não preocupa, pois levará setor de volta aos níveis normais

Eduardo Tavares, de EXAME.com

São Paulo - As vendas no setor do varejo tiveram um desempenho considerável no primeiro semestre. De janeiro a maio, o crescimento acumulado do setor, medido pela Serasa Experian, ficou em 11%. Dois meses depois, a taxa recuou para 10,5%. Segundo o gerente de indicadores da entidade, Luiz Rabi, esta será a tendência até o fim do ano, e as vendas no comércio ficarão abaixo dos 10%.

O economista explica que o movimento de desaceleração é normal. Os primeiros meses do ano tiveram um movimento muito forte, principalmente no segmento automobilístico. Só agora o nível das vendas está voltando a ter um comportamento regular. "A variação anual não será mais de 12% ou 13% como vínhamos observando. O efeito do início do ano já está se diluindo", observa Rabi.

Além da base de comparação ser forte, a política monetária do Banco Central, com seu ciclo de alta de juros, também vai frear este desempenho. Os principais setores atingidos serão os de bens duráveis, como carros, e o de bens de consumo.

Para Rabi, apesar da perda de ritmo, haverá setores que se destacarão durante o ano, principalmente pelo desempenho fraco em 2009. Um deles é o de materiais de construção, para o qual é esperado um "excelente comportamento" em 2010, de acordo com Rabi. Nos sete primeiros meses do ano o segmento cresceu 16,7%

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.