segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Produtoras de frango são liberadas de regime especial de fiscalização

Empresas foram proibidas de vender carne por irregularidades no percentual de água dos produtos

As três unidades produtoras de carne de aves de São Paulo, Paraná e Santa Catarina já não estão mais sob o Regime Especial de Fiscalização. O anúncio foi feito nessa quinta, dia 5, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Análises realizadas por técnicos da pasta constataram que as empresas estão cumprindo os padrões estabelecidos em legislação quanto à adição de água nas carcaças e cortes.

Na avaliação do Mapa, trata-se de um trabalho de rotina. A intenção é contribuir para a constante melhoria da qualidade dos produtos comercializados no país. O Brasil é um importante produtor de carne de aves, e a atuação do Ministério da Agricultura reforça a parceria entre governo e setor privado na busca de aprimoramento da produção.

De acordo com o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério, Nelmon Costa, na maior parte dos casos, em poucos dias as empresas submetidas ao Regime Especial de Fiscalização adotam os procedimentos em conformidade com a lei.

Entre 2009 e 2010, o Mapa coletou cerca de 600 amostras de carcaças e cortes de aves congeladas e resfriadas no comércio varejista e nas indústrias. Em situações pontuais, quando são constatados indicativos de que o produto não está de acordo com padrão especificado na legislação, a unidade produtora é submetida ao Regime Especial de Fiscalização. Nesse regime, a empresa deve revisar seus sistemas de controle de qualidade e realizar análises dos seus produtos antes de liberá-los para comercialização. A medida não implica em suspensão da produção ou apreensão de produtos no comércio.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.