quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Rio ganha primeira fábrica de motos e bicicletas elétricas do país

Rafael Masgrau, JB Online

RIO - Empresa criada pela Kasinski será a primeira a se beneficiar de decreto estadual que prevê incentivos para o setor de fabricação de veículos elétricos de duas rodas. A instalação da unidade no interior fluminense vai gerar 150 empregos diretos e desenvolvimento de novas indústrias na Região Serrana onde o grupo chinês deve levar a fábrica de bicicletas, scooters e motocicletas.

O Rio de Janeiro vai ganhar até o fim deste ano a primeira fábrica para veículos movidos a eletricidade do Brasil. A Kasinski Fabricadora de Veículos escolheu o estado para construir a unidade fluminense CR Zongshen E Power (CRZ-E) destinada à produção de sete modelos, entre bicicletas, scooters e motocicletas elétricas. O empreendimento, que representa investimento inicial de R$ 20 milhões, foi anunciado nesta terça-feira (10/8), no Palácio Laranjeiras, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e pelo presidente da Kasinski, Cláudio Rosa Junior.

- A vinda da Kasinski faz parte do projeto de governo de aumentar a indústria fluminense de transformação - assinalou Bueno. O secretário lembrou que o governo defende a ideia de que o Rio tem que ser o “estado da bicicleta” e, portanto, para ele, trazer a Kasinski, assim como outras empresas (Vemag, no município de Três Rios, e Eletrobike, já em funcionamento em Jacarepaguá) para o estado é importante para se alinhar a essa tese, devidamente amparada pela legislação.

O empreendimento foi atraído pelo decreto estadual 42.569/10, assinado pelo governador Sérgio Cabral em 28 de julho passado, que prevê a concessão de tratamento tributário especial para a indústria de bicicletas e motocicletas elétricas e para o comércio atacadista de peças para estes veículos. O benefício estabelece a redução de 18% para 4% no ICMS para as indústrias do segmento e de 2% para o comércio atacadista de peças para motocicletas e nas vendas para outros estados de peças de uso exclusivo em bicicletas elétricas.

A nova empresa deverá iniciar suas atividades com a produção de 10 mil unidades/mês de toda a linha até o início de 2011, gerando cerca de 150 empregos diretos, além de proporcionar o desenvolvimento de novas indústrias na região, responsáveis por abastecer a unidade com peças e serviços.

A cidade-sede da nova empresa ainda não foi definida, mas o anúncio deverá ser feito até o final deste mês, quando o grupo concluirá estudos sobre as condições estratégicas e benefícios oferecidos por alguns municípios da Região Serrana que já visitou.

Segundo o presidente da Kasinski, a CRZ-E é a primeira empresa do setor das duas rodas a ter no Brasil uma fábrica exclusiva para produtos movidos a energia alternativa. A unidade de Manaus (AM) está voltada à fabricação de veículos a combustão, mas agrega a linha elétrica de scooters, que será desativada assim que a nova empresa fluminense iniciar suas operações.

- Dentro da estratégia mundial do grupo estamos dando aqui no país, no Rio de Janeiro, o primeiro passo para a instalação e criação de uma empresa voltada exclusivamente para a fabricação de veículos elétricos. Visitamos algumas regiões e municípios do estado. Ontem estivemos em Sapucaia e gostamos muito do que vimos, que além de incentivos, a prefeitura já nos ofereceu um galpão para a instalação imediata da unidade enquanto adiantamos a construção de fábrica definitiva, prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2011 - explicou Cláudio Rosa.

A unidade fluminense será voltada totalmente à sustentabilidade, palavra chave dentro da Kasinski, e um dos motivos determinantes na decisão pelo estado do Rio de Janeiro.

- Uma coisa que nos motivou muito na implementação da indústria no Rio de Janeiro, além do empenho do governador e de toda a equipe econômica, é a forma como o governo do estado tem tratado a questão dos veículos elétricos, em total alinhamento com a filosofia do Grupo – assinalou.

As informações são do site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: JB On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.