quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Senac lança Especialização em Educação a Distância

O Senac está implantando uma especialização para formar gestores, tutores e projetistas didáticos na área de Educação a Distância. Com um mercado em expansão, quem se forma nesse curso poderá atuar em organizações educacionais e corporativas que acompanham, planejam e/ou desenvolvem projetos de educação a distância, desempenhando funções pedagógicas ou gestoras.

“O contexto socioeconômico atual que, cada vez mais, exige pessoas qualificadas e em constante processo de atualização, a Educação a Distância constitui-se, por sua flexibilidade, em uma das modalidades que melhor atende a essas demandas”, disse Cleyde Magalhães, coordenadora de Educação a Distância do Senac Roraima.

Ela explica que a especialização, com início das aulas previsto para o mês de outubro, capacitará o aluno para ser gestor, coordenando atividades administrativas, planejando e organizando infraestruturas e equipes de projetos de Educação a Distância.

O aluno também poderá atuar como tutor online, fazendo mediação e avaliação de ações educativas de cursos baseados na web. Uma outra área que o especialista também poderá atuar será a de desenhista instrucional ou projetista didático, realizando planejamento e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.

O aluno aprovado receberá o certificado de especialização em Educação a Distância, expedido pelo Centro Nacional de Educação a Distância do Senac, credenciado pelo Ministério da Educação por intermédio das portarias nº 554, de 12/03/2004, e nº 838, de 03/04/2006.

O programa do curso foi definido em função dos objetivos pretendidos, das características do público-alvo e das competências necessárias à realização das atividades de gestão de projetos de EAD, desenho instrucional e tutoria online. O curso está organizado em cinco módulos: Educação e Educação a Distância; Tutoria Online; Gestão em Educação a Distância; Planejamento e Produção de Cursos a Distância, e Metodologias para Elaboração de Projetos.

Os cursos da Rede Pós-EAD Senac são produzidos por uma equipe multidisciplinar e têm uma proposta pedagógica que privilegia procedimentos didáticos próprios da Educação a Distância e momentos de interatividade apoiados por um eficiente sistema de tutoria e por um corpo de tutores que atende a até 40 alunos.

Os módulos que compõem o curso estão disponíveis na web e utilizam métodos e recursos diversificados que melhor se adaptam aos conteúdos abordados. O intuito dessa diversificação obedece ao objetivo fundamental do curso: que os participantes tenham a oportunidade de observar como os meios e os recursos podem ser trabalhados na modalidade a distância com flexibilidade.

Destaca-se também na proposta do curso a dimensão da relação teoria-prática, na convicção de que a sua integração é imprescindível para uma atuação educativa efetiva nessa área.

O curso tem três momentos presenciais obrigatórios. No momento em que se inscrever no curso, o aluno escolhe a cidade para participar desses encontros. a aula inaugural, ocasião em que os alunos têm oportunidade de conhecer sua equipe de tutoria, seus colegas e preparar-se para o uso da tecnologia e das mídias aplicadas; prova final, ao término do último módulo, com questões objetivas e discursivas, sobre o conteúdo de todos os módulos; apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, último momento presencial, quando o aluno faz a defesa de seu TCC a uma banca examinadora.

A avaliação parcial presencial, realizada através da prova final, e a avaliação final, feita no momento de apresentação do TCC atendem às exigências da Legislação Educacional Brasileira em vigor: "os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso" (artigo 6º, parágrafo único, Resolução CNE/CES nº 1, de 2001).

Cada pólo da Rede Pós-EAD Senac possui uma sala de multimeios adequada ao estudo individual, com TV, aparelho de DVD, computadores com multimídia, acesso à internet e impressora. Nesse ambiente, o aluno poderá ter encontros presenciais com o coordenador do curso para tirar dúvidas e obter qualquer orientação. O aluno conta também com um suporte tecnológico que atende através de uma linha 0800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.