sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alunos de uma escola de Cruz Alta aprendem a preparar charque

Crianças aprenderam no pátio da escola como fazer a especiaria

Leila Endruweit
leila.endruweit@zerohora.com.br

Acostumado a atender o público em um supermercado do bairro Vila Nova, em Cruz Alta, no Noroeste, ele visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pacífico Dias da Fonseca para ensinar alunos de 1º ano a 8o anos do Ensino Fundamentl a fazer charque. Animados, eles esperavam no pátio da escola.

Ao lado do fogo de chão, panelas e chaleiras incrementavam o cenário. De roupa branca, avental e luvas, Silva pegou as duas peças de carne bovina sem osso, cuidadosamente separadas, e começou a explicação. A forma correta de cortar a carne, o jeito certo de salgar.

Segundo ele, o ideal é que a carne tenha um pouco de gordura, pois, se for muito seca, ficará dura, já que o charque é um processo de desidratação. A carne é aberta, formando a chamada manta. Após, é a hora de salgar dos dois lados.

— Tem que ser com sal fino, que é mais iodado — ressalta o açougueiro.

Por dois dias, o charque ficará descansando. Após, quando a carne já tiver perdido água, volta-se a salgá-la. Mais uma vez a carne descansa por dois dias, sendo salgada novamente. Somente no sexto dia a carne é colocada para secar no vento e no sol, em um ambiente sem odor. Mais três dias e está pronto o charque.

Abnner Marques de Oliveira, 10 anos, natural de Roraima, aprovou a iniciativa. Com a receita decorada, ele disse que vai ensinar para o pai o que aprendeu. Já Tainan de Morais, 15 anos, tinha na ponta da língua a resposta sobre a importância do charque para a economia do Estado no século 18.

— Como não tinha refrigeração, tinham que salgar e secar a carne para ela durar mais tempo — explica.

Fonte: Click RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.