quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mariana Pilotto: Gerente de RH do IG

Maiara Tortorette

Muitas pessoas terminam o ensino médio, iniciam a faculdade e só depois decidem pela carreira que realmente desejam seguir. No caso de Mariana Pilotto, Gerente de RH do Portal IG, a profissão já estava definida desde criança, quando acompanhava os passos da mãe que sempre atuou na área de gestão de pessoas.

Nesta entrevista ao Carreira & Sucesso, Mariana conta como chegou ao cargo de gestão em um dos maiores portais de internet do país, o que mudou na empresa desde que assumiu esta posição e quais os principais desafios enfrentados pelo RH nos dias de hoje.

Boa leitura!

Conte-nos sobre sua formação e trajetória profissional.

Sou formada em Psicologia, tenho duas especializações, uma em gestão do conhecimento e inteligência empresarial e outra em desenvolvimento de dirigente, e no momento estou cursando outra, em Finanças. Minha mãe é psicóloga, é meu exemplo, e atua como Diretora de RH há muitos anos, então desde pequena eu ia para a empresa ficar junto com ela e achava aquilo muito bacana. Então muito diferente de todas as minhas amigas eu já entrei na faculdade querendo fazer Recursos Humanos, porque a maioria entrava querendo fazer clínica, e no 3° período eu já estava fazendo estágio na área e nunca mais parei.

Conte-nos sobre sua trajetória profissional.

Eu tenho 30 anos de idade, e já atuo há mais de 10 anos no RH, então podemos dizer que eu sou uma “jovem executiva”. Eu já trabalhei em empresas nacionais e multinacionais, e eu tenho uma bagagem tanto no segmento de telecomunicações, que foi uma excelente escola para mim, como de internet. Já trabalhei como headhunter e como Business Partners, que foi a maior parte da minha trajetória profissional dentro das companhias, e atualmente atuo como gerente corporativa de RH no IG.

Como foi sua ida para o Portal IG?

Eu trabalhava há alguns anos em uma das empresas do Grupo, a OI, sempre como Business Partners na área de negócios, no RH. Nesse meio tempo recebi um convite para assumir o RH do IG e eu vim, há exatamente um ano, para receber o presidente que também havia acabado de chegar, então entramos em setembro, eu e ele, para trabalhar em uma nova administração do IG, em um novo conceito até porque a empresa mudou muito em termos de posicionamento de mercado. Hoje, a gente quer ser uma empresa de mídia digital para promover experiências diversificadas em multiplataforma. Então a gente quer colocar conteúdo, publicidade, e sempre levar o melhor. Então eu vim pra cá para assumir isso, montei meu time e ajudei as demais áreas a reestruturarem tudo o que era necessário.

O que você considera como mudanças significativas no RH da empresa desde sua chegada?

Na minha percepção as pessoas estão muito mais engajadas, e eu acredito muito no engajamento, ou seja, as pessoas alinhadas com o negócio e com o objetivo da empresa. A gente fez toda uma reestruturação, implementou projetos, políticas, processos, desenho de estrutura, sempre alinhado com a estratégia do negócio, eu acho que esse é o diferencial hoje de qualquer pessoa de RH que queira ter um destaque na companhia. E com isso, estando eu alinhada com os executivos, eu me reporto direto ao presidente, e neste contexto você consegue disseminar com muito mais assertividade para as demais áreas, entregar com mais qualidade do que se você tiver fora, apenas na operação. Então esse é o grande diferencial para qualquer mudança, e com isso a gente vem construindo N trabalhos, N projetos e são sempre assertivos, porque são sempre combinados e alinhados com a estratégia do negócio.

No início do ano nós fizemos um workshop com toda a companhia, foi um alinhamento grande com todo mundo dando um mesmo direcionamento.

Uma coisa simples que nós fizemos e que antes não tinha é a comunicação interna. Hoje o que mais impacta nas áreas é a comunicação, os problemas de comunicação que faz com que as informações não cheguem. Nós criamos o Canal de Rh, que é um espaço para que os colaboradores falem com a gente. Nós temos até o lema “Venha com a gente, juntos nós vamos fazer melhor”. Então acho que isso faz com que a gente esteja mais próximo, que os colaboradores sintam esta proximidade também, e assim conseguimos fazer este trabalho todo de alinhamento e comunicação interna. E nesse momento nós estamos no meio de um processo de pesquisa de clima, de avaliação de sucessão, carreira, de desenvolvimento executivo, que vai justamente nos nortear para um 2011, como nós queremos estar posicionados, como a empresa verá seus colaboradores, o que a gente pode fazer para melhorar cada vez mais o clima, por meio do resultado da pesquisa, então é esse o momento que a gente está vivendo agora.

O IG é um dos maiores portais de internet do país. Qual a responsabilidade do RH em uma empresa que possui este nível de reconhecimento?

Estamos falando de uma era de conhecimento, de velocidade na informação, velocidade de mudança. As empresas hoje precisam ter respostas mais rápidas que possam estar sempre agregando valor ao negócio, isso de forma criativa e com baixo custo. As organizações hoje querem ter pessoas muito engajadas com os propósitos da companhia e trabalhando sempre nesse conceito da visão de um único objetivo. E eu acho que as pessoas nesse segmento, nesse mercado de internet que é extremamente competitivo, agressivo, que cresce 20% ao ano, é importante trabalhar com mudanças contínuas, o executivo de RH hoje tem de ser flexível, tem de ser uma pessoa que aceite as mudanças com muita facilidade, tanto no segmento de internet como de Telecom. Você não tem mais como ficar fixo em um determinado cenário, você tem que se antecipar a novos cenários. Então a gente precisa aprender a analisar esse macro ambiente, sempre buscando novos conhecimentos para que a gente possa transformar em ações estratégicas. Esse, pra mim, é o principal desafio do RH, olhar como o mercado está se posicionando, e estar sempre junto, sempre trabalhando, crescendo, olhando cenários, pesquisas, inovando, criando, porém com inovação, visando sempre custo, visando sempre estar se acordo com o negócio, com a estratégia.

Qual o diferencial que uma empresa voltada à internet deve apresentar na gestão de pessoas?

Eu acho que a internet é um meio de comunicação e dentro da empresa há uma integração. A gente lida com diversidade, é uma empresa jovem, que as pessoas estão aqui para criar, para inovar. Podemos falar em geração Y, então são pessoas que nós temos que estar próximos, mas nem tanto, porque tem de ter liberdade para a pessoa trabalhar. Então as áreas trabalham muito em equipe, integradas, porém com culturas diferentes, a gente está falando de profissionais de conteúdo, profissionais jornalistas, profissionais de tecnologia, dentro de um mundo de internet que no final falam a mesma linguagem. Então dentro de casa tem uma integração em que todos, um trabalho para o outro, não tem uma diretoria que trabalha apenas para si, todas têm uma ligação. E aí, mais uma vez entra o papel do RH também, de ser flexível e se adaptar.

Quais as competências adequadas para um gestor de RH neste cenário de internet?

Eu acho que existem pontos fundamentais que eu procuro me desenvolver a cada minuto, em que eu faço coaching executivo e tento sempre melhorar, que é você estar sempre como parceiro do negócio, ser flexível às mudanças, ser capaz de ouvir e com isso ganhar credibilidade. Você precisa ser líder, gestor de mudança e um Business Partners, se você tiver esse conjunto de ações fora as técnicas de RH, você consegue estar sempre mais interligado com esse grupo.

O IG possui diversos sites em seu portal. Como a empresa administra cada equipe? A gestão é a mesma para todos ou cada um tem uma forma diferenciada de trabalhar?

Todos têm a mesma gestão, com diretorias diferentes, é claro, mas todos com mesmo objetivo e propósito. E mais uma vez se a gente fosse falar com a palavra que o RH dá pro IG hoje, é engajamento. E isso vai garantir a sustentabilidade da companhia. Com pessoas engajadas, trabalhando no mesmo espírito, a gente consegue sustentar a companhia e se tornar cada vez mais competitivo.

Existe algo que ainda não realizou? Algum sonho ou plano?

Tenho vários. Como diria Freud, o ser humano é eternamente incompleto, sempre falta alguma coisa, e é bom porque isso faz com que a gente busque novas oportunidades. Então eu tenho sonho de crescer na minha carreira cada vez mais, eu acho que todo mundo independente de ser muito experiente deve sempre se aperfeiçoar, vendo o que está acontecendo, participando de congressos, feiras, fazendo especializações; eu acho que a gente precisa estar antenado ao mercado. Então, resumindo, meu sonho é continuar me desenvolvendo na área de RH, porque é o que eu amo, o que eu faço e o que me faz acordar todo dia feliz para vir trabalhar. E eu tenho certeza que tudo isso irá se construir com o tempo e maturidade que a gente conquista ao longo da vida.

Há algum recado para os RHs de outras empresas?

Eu acho fundamental que o RH possa trabalhar cada vez mais alinhado com a estratégia da companhia e que se preocupe com seus próprios talentos, porque hoje eles são a chave do nosso sucesso. Existe um apagão de talentos no mercado, e se a empresa não cuidar do que tem, vai continuar sempre buscando algo que já tem e muitas vezes não valoriza.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.