terça-feira, 14 de setembro de 2010

Após divulgação de relatório, Igreja Católica na Bélgica promete ajudar vítimas de abusos

BRUXELAS - Apenas três dias depois da divulgação de um relatório com relatos de vítimas de abusos sexuais cometidos por padres na Bélgica , o arcebispo belga Andre-Joseph Leonard veio a público para prometer punição para os culpados e ajuda às vítimas. Em entrevista coletiva, Leonard afirmou que pretende criar um centro de "reconhecimento, recuperação e reconciliação". Ele disse, no entanto, que diante do tamanho do desafio não será possível concretizar o plano antes do fim do ano.

- Nós temos que ouvir suas questões para restabelecer sua dignidade e ajudar a cicatrizar as feridas do sofrimento - disse o arcebispo. - Nós queremos aprender lições com os erros do passado. As reflexões e conclusões no relatório serão levadas adiante.

O relatório divulgado na sexta-feira passada por uma comissão indica que mais de 470 pessoas denunciaram abusos cometidos por padres na Bélgica nos últimos anos. Segundo o documento, o trauma causado pela violência sexual levou 13 vítimas ao suicídio. Entre as denúncias, há casos envolvendo crianças de apenas 2 anos.

O presidente da comissão, o psiquiatra Peter Adriaenssens, afirmou que a maioria das vítimas apresentou denúncias após a renúncia do bispo Roger Vangheluwe, que admitiu ter tido relações sexuais com um menor. O organismo foi criado pela Conferência Episcopal para apurar os casos de abuso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.