quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Carne de bode é inserida no cardápio de escolas de Pernambuco

Em Jataúba, o rebanho de ovinos e caprinos é de 31.600 cabeças – mais que o dobro da população, estimada em 15 mil pessoas
Da Redação do pe360graus.com

Uma escola do agreste pernambucano encontrou uma forma de atrair mais os alunos para a sala de aula: acrescentou na merenda escolar a carne de bode. A carne é vendida no meio da rua. Os caminhões não param de chegar, e as negociações são feitas no boca a boca. “O preço é R$ 70. O grande sai por R$ 120”, disse o agricultor Josenildo José de Souza.

Em Jataúba, o rebanho de ovinos e caprinos é de 31.600 cabeças – mais que o dobro da população, estimada em 15 mil pessoas. Devido à fartura, o alimento foi inserido na merenda das escolas. “No município existe muito bode. Isso enriqueceu muito, tanto a alimentação escolar quanto para os agricultores”, contou a professora Maria José Ramos.

“O preço é garantido. A gente começa os 10 meses letivos. A gente vendeu, esse ano, 25 toneladas de bode para merenda”, disse o presidente da Associação de Criadores de Jataúba, Izael Monteiro.

Outro motivo é o valor nutricional da carne de bode. Cem gramas tem 131 calorias – metade do valor calórico encontrado na mesma porção da carne de boi. Ou seja, a carne de bode engorda menos. Ela também é muito rica em ferro.

“Auxilia no crescimento e desenvolvimento. Também evita a anemia. É um alimento que se torna riquíssimo, já que de 20% a 50% das alimentações é feita na escola”, afirmou a nutricionista Erenice Guenes.

Fonte: Pe360 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.