sábado, 18 de setembro de 2010

Cinco conselhos para investidores otimistas

Quem tem atitudes positivas demais tende a não enxergar a realidade e acabar arriscando demais seu patrimônio

Gabriela Ruic, de EXAME.com

São Paulo - Muitas pesquisas afirmam que as pessoas otimistas não são apenas as mais divertidas em festas e encontros sociais. Quanto mais positivo for o pensamento de uma pessoa, dizem estudiosos, mais chance ela terá de se tornar rica e melhor será sua qualidade de sua vida.

Um estudo acompanhou a evolução financeira de estudantes de direito de uma universidade dos Estados Unidos ao longo da carreira. A conclusão foi que o grupo de pessoas consideradas otimistas por natureza ganhava até US$ 32.000 a mais por ano que seus colegas.

"Existe alguma coisa nos otimistas que os tornam melhores funcionários", aponta a professora de psicologia da Universidade do Kentucky, Suzanne Segerstrom. Segundo ela, uma pessoa que vê o copo meio cheio tende a ser mais persistente na resolução de problemas.

No entanto, é bom ficar esperto para não ser otimista demais, principalmente quando o assunto é a vida financeira. O site Moneywatch.com listou algumas dicas para que os otimistas não extrapolem na hora de assumir riscos.

1 - Evite situações "boas demais para ser verdade"

Pessoas otimistas devem atentar para a síndrome do "quase ganhei", alerta Suzanne. Não é porque uma ação subiu nas alturas antes de uma queda brusca que outras terão o mesmo comportamento. Otimistas são mais propensos a aderir a teorias simplistas ou a acreditarem em esquemas de enriquecimento rápido. Ao analisar um investimento, o ideal é que se considere o comportamento dos papéis em situações extremas, tanto boas quando ruins.

2 - Comece a economizar já!

Dan Ariely, professor de finanças da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, explica que pessoas positivas têm certeza absoluta que irão chegar à velhice com reservas financeiras suficientes para se sustentar. Por esse motivo, demoram mais para pensar em planos de aposentadoria. "Otimistas sempre ficam chocados quando os informo de que não economizaram o suficiente para se aposentarem", lamenta o planejador financeiro Allan Roth.

3 - Cuidado com as expectativas


Os otimistas devem tomar muito cuidado ao investirem seu dinheiro, principalmente se forem colocar suas economias em apenas um investimento. Esse tipo de pessoa costuma pensar que algo alcançará um retorno tão positivo quanto suas expectativas, explica Roth. Mas a história das finanças está cheia de investimentos "imperdíveis" que destruíram carteiras de ações.

4 - Sinta prazer ao fechar bons negócios

Enquanto os pessimistas valorizam o final feliz de um bom negócio, os otimistas preferem pensar no que poderão fazer com o dinheiro ganho. Mas Roth lembra que também é importante economizar. "Sempre que alguém economiza um real, ganha um real. Já quando tem um lucro de um real, ganha menos porque terá de pagar impostos ao governo." A lição que o otimista tem que aprender, portanto, é que a procura por um bom negócio pode ser tão divertida quanto o prazer que será gerado pelo lucro.

5 - Não confie sempre nos bons momentos

Aqueles dias de positividade exacerbada, quando seu chefe lhe dá um aumento ou seus filhos entram na universidade, não são os melhores momentos para realizar transações financeiras. "É importante reconhecer os ciclos de positividade e negatividade", aconselha Mosh Milevsky, professor de finanças na Universidade de York. O melhor a fazer é tomar decisões em dias de humor neutro.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.