quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crédito às empresas deve acelerar no último trimestre, vê Serasa

SÃO PAULO - As operações de crédito às empresas devem mostrar uma evolução mais marcada especialmente a partir do último trimestre deste ano. A projeção é da Serasa Experian. O indicador de perspectiva de crédito, que prevê o comportamento desse mercado para os próximos seis meses, subiu 0,3% em julho, na comparação com o mês anterior, para 100,5, a maior elevação desde abril.

Para os economistas responsáveis pelo estudo, a retomada de um ritmo de crescimento mais acelerado para economia brasileira e a possível interrupção do ciclo de alta da taxa Selic constituem elementos "que deverão proporcionar uma dinâmica mais favorável para a contratação de operações de crédito, com recursos livres, por parte das empresas ao longo deste segundo semestre".

Vale lembrar que hoje o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juro, atualmente em 10,75% ao ano. Muitos participantes no mercado financeiro apostam na estabilidade da Selic. Com isso, a reunião de hoje deve marcar o fim do ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central (BC).

Já o cenário projetado para o mercado de crédito ao consumidor é diferente. Neste caso, a evolução será mais lenta em relação ao desempenho do primeiro semestre. Isso por conta da retirada dos estímulos à aquisição de bens duráveis e à elevação do comprometimento de renda do consumidor.

A Serasa destaca que a forte expansão do crédito nos últimos 12 meses acaba dificultando a capacidade de absorção adicional de novos empréstimo. O indicador de perspectiva de crédito ao consumidor recuou pelo sexto mês consecutivo, para 102,1 em julho.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.