quinta-feira, 2 de setembro de 2010

‘Rio não é lixeira’ e... calçadas também não

Atendendo a reclamação de moradores, Prefeitura recolhe pneus descartados em via pública no Parque São Clemente

A ação permanente de limpeza e manutenção que a Prefeitura de Nova Friburgo vem realizando, através da Secretaria de Serviços Públicos, nos principais pontos do Município e, principalmente nos rios Santo Antonio e Bengalas, nos trechos entre o bairro Ypu e avenidas do eixo rodoviário, tem resultado em grande quantidade de detritos, principalmente pneus, utensílios e aparelhos eletrodomésticos - descartados de forma inadequada no curso d’água.

Apesar de todo o trabalho das equipes de funcionários da Municipalidade, bem como das campanhas de conscientização, o despejo de detritos continua, com sérios prejuízos ambientais, higiênicos e estéticos. Mas, infelizmente, não só os rios são transformados em lixeiras por pessoas inescrupulosas e sem consciência ambiental e ecológica. No início da noite da última terça-feira, 31, moradores da Alameda Marques de Maricá, no Parque São Clemente, denunciaram que, há vários dias, vem sendo descartados pneus velhos num terreno na calçada daquela via.

Prática é passível de multa e
comunidade deve denunciar

Prontamente, na manhã desta quarta-feira, 01, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no local para o recolhimento dos pneus, provavelmente jogados por alguma borracharia. Além da retirada do entulho e dos pneus, havia também sacos de lixo com dejetos de limpeza de caixas de gordura e restos de jardins – fiscais da Prefeitura vão redobrar a vigilância no local.

A Municipalidade alerta ainda que jogar lixo e detritos em via pública é ato passível de multa, com base no Código de Posturas, sendo que todo cidadão deve denunciar casos de flagrante de veículos jogando detritos em logradouros públicos.

Além do telefone 2525-9100, da Prefeitura/Secretaria de Serviços Públicos, através do site www.pmnf.rj.gov.br todo cidadão pode encaminhar solicitações, reclamações e sugestões pelo endereço eletrônico: faleconoscopmnf@gmail.com

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.