quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pró-Leitura realiza Oficina de ‘Contadores de Histórias’

Encontros serão realizados a cada sábado
na Biblioteca durante o mês de setembro

As oficinas de ‘Contadores de Histórias’, realizadas pela Secretaria Pró-Leitura, e que aconteceu aos sábados do mês de julho, na Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, comprovou a vocação leitora do Município.

“Se gostei da Oficina de contadores de histórias? - diz a professora de literatura portuguesa, Cristina Maria Paes dos Santos, que logo completa: “O que mais me impressionou foi ver como se pode dar, na prática, o encontro do SABER com o SABOR, encontro com que todo professor sonha, mas que, infelizmente, a instituição “escola” não tem conseguido realizar, frustrando, muitas vezes, no nascedouro, potencialidades que poderiam promover a maravilha do HUMANO”.

Na oficina, segundo ela, “em cada encontro, o melhor de nós aflora e permanece ali conosco, vivo, vibrando, nutrindo-se de experiências sensíveis que propiciam novas florações. Partilhando estórias, cantigas, vivências textuais e hinos à natureza, como quem partilha o pão da vida, Gregório dá-nos grãos de futuro. Muito obrigada pela sementeira que, tão gentilmente, nos oferece! Ela multiplicará cento por um!”

Experiências e vivências

Mais de 60 pessoas - enfermeiros, comerciários, professores, artistas, auxiliares de limpeza, bibliotecários, psicólogos, terapeutas, estudantes, pedagogos, aposentados, engenheiros, médicos, auxiliares de enfermagem e profissionais de diversas áreas -, vindas dos mais diferentes pontos da cidade e de diferentes distritos e municípios, lotaram a biblioteca. Todos participaram de demonstração espontânea de reconhecimento da importância de uma ação conjunta de promoção de leitura, envolvendo diferentes setores da sociedade. Esse “caldeirão” de profissões, conhecimentos, idades e origens, produziram uma saudável mistura de experiências e vivências:

Diante de tanta receptividade, a Biblioteca, cada vez mais viva, anuncia sua programação para o mês de setembro:

Nova oficina de contadores de histórias, será realizada aos sábados (4, 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro), das 9 horas às 12 horas. As inscrições estão abertas.

Também estão programados círculos de leitura das 18 horas às 19 horas e 30 minutos, sempre às quartas-feiras, com exceção da última quarta-feira do mês, quando são realizados os círculos de leitura do SESC.

Curso de esperanto, com a professora Maria Lucia Matheus, às sextas-feiras das 18 horas às 19 h 30, com início no mês de setembro, e duração de três meses. As inscrições estão abertas.

Palestra da psicóloga Sueli Meirelles, dia 22, às 19 horas sobre “Regressão de memória”.

“Aproveitamos para convidar escolas e professores para agendarem visitas à Biblioteca”. - diz Maria Clara Cavalcanti de Albuquerque subsecretária Pró-Leitura.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.