quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cuba planeja ocupar funcionários demitidos com criação de coelhos, pintura e coleta de lixo

HAVANA - Líderes cubanos já determinaram o que deverão fazer os 500 mil funcionários que serão demitidos pelo governo numa tentativa de dar impulso à economia. Entre as ocupações citadas no plano detalhado pelo governo estão a criação de coelhos, a pintura de prédios, a produção de tijolos, a coleta de lixo e a pilotagem de balsas ao redor da ilha.

De acordo com um documento oficial com data de 24 de agosto, já foi estipulado também o cronograma de quais setores sofrerão os primeiros cortes.

Algumas demissões já começaram em julho. Segundo o plano, os ministérios de Açúcar, Saúde e Turismo seriam os primeiros a serem afetados. Os últimos, pelo cronograma, serão os de Relações Exteriores e de Serviço Social, além da Aviação Civil.

Parte dos demitidos será incentivada a formar cooperativas. Outros serão orientados para empresas estrangeiras. Muitos deles precisarão montar seus próprios negócios, especialmente nas áreas de transporte e aluguel de casas.

O governo, que pretende demitir meio milhão de funcionários até março de 2011 e planeja ajudá-los a encontrar trabalho no setor privado, admite que muitos trabalhadores que já fizeram este percurso viram seus negócios irem à falência dentro de um ano.

O documento do governo diz que aqueles com baixa produtividade e sem disciplina serão os primeiros a serem demitidos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.