sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ministro do Reino Unido vem ao Brasil para discutir parceria entre empresários britânicos e brasileiros

O Ministro Vince Cable participou do seminário Brasil – Reino Unido: Parceria para a Internacionalização de Empresas Brasileiras e apresentou propostas para empresários

Por Camila Hungria

Vince Cable, ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, não descarta a importância da atuação das pequenas e médias empresas na parceria comercial entre os dois paísesNo último dia 1° de setembro, Vince Cable, ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, participou do seminário “Brasil – Reino Unido: Parceria para a Internacionalização de Empresas Brasileiras", na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O ministro e uma delegação com representantes de 25 empresas britânicas estão no Brasil com o objetivo de estreitar laços com o governo brasileiro e fortalecer a relação comercial entre o nosso país e o Reino Unido.

Durante o seminário, Cable anunciou algumas medidas propostas por essa parceria e reafirmou o interesse do Reino Unido em ampliar a atuação comercial do país com o Brasil. “Minha vinda ao Brasil reflete o interesse do Reino Unido nesse país. Estamos incentivando nossos empresários a virem e investirem aqui, pois o Brasil cresce cheio de oportunidades”, disse Cable. De acordo com ele, os setores brasileiros que mais chamam a atenção dos ingleses são serviços e tecnologia da informação.

O ministro anunciou a criação de um Fórum Brasil-Reino Unido de CEOs, cujo objetivo será discutir e promover assuntos e oportunidades comerciais entre os dois países. “O ministério britânico está comprometido em ajudar o Brasil a efetuar quaisquer mudanças necessárias”, disse Cable.

De acordo com o ministro, as medidas discutidas no seminário têm como principal foco a operação de grandes empresas, entretanto Cable não descarta a importância da atuação das pequenas e médias empresas nessa parceria comercial: “Estamos focando investimentos nas grandes companhias, mas o sucesso das pequenas empresas brasileiras é visto no mundo todo. Isso é uma tendência e nós não descartamos essa oportunidade”, afirmou.

O embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, também presente no evento, comentou a importância das pequenas e médias empresas brasileiras investirem na sua internacionalização. Para ele, “os brasileiros são empreendedores, inovam e gostam de trabalhar. Isso chama a atenção no exterior. Agora é preciso investir na internacionalização dessas empresas”.

Atualmente, o consulado britânico realiza um projeto de incentivo a empresários brasileiros que desejem operar no Reino Unido. O país seleciona cinco empresas brasileiras por ano e dá o suporte necessário para que as mesmas iniciem suas operações no Reino Unido. “Acreditamos muito nas pequenas empresas brasileiras. Buscamos empreendimentos que têm o objetivo de entrar no mercado britânico e que apresentam inovações nas áreas de ciência, tecnologia e sustentabilidade”, concluiu David Burrows, gerente de investimentos para o Reino Unido.

O governo britânico oferece uma série de facilidades para que empresas brasileiras sejam abertas no país. Em apenas dois dias, todo o processo de formalização pode ser concluído com uma taxa de 50 libras. Caso haja urgência de abrir a empresa, o processo é finalizado em um dia. Mas, de acordo com Burrows, apesar de todos os incentivos dados pelo consulado britânico e das facilidades burocráticas do país, a língua e as diferenças culturais ainda são os principais obstáculos enfrentados pelos empresários brasileiros ao ingressarem no mercado inglês.
 
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.