quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Operação da PM no Morro dos Marítimos, em Niterói, deixa dois mortos

RIO - A guerra do tráfico na Zona Norte de Niterói deixou dois mortos. Treze pessoas foram presas. Na manhã desta terça-feira, dois homens morreram durante troca de tiros com policiais do 12º BPM (Niterói) no Morro dos Marítimos, na Engenhoca. Cerca de 30 policiais fizeram uma operação no local das 5h até por volta do meio-dia.

Também nesta terça foi realizada uma outra ação da Polícia Militar na Favela Nova Brasília, que contou com 25 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). As duas comunidades, que ficam na divisa de Niterói com São Gonçalo, são dominadas pelo tráfico.

As operações tiveram como objetivo acabar com a guerra de traficantes rivais. O confronto em Niterói foi causado, segundo a polícia, pela invasão do Morro dos Marítimos, no Barreto, por traficantes do Morro do Fallet, localizado no Catumbi, Zona Norte do Rio. Na noite de domingo, num confronto na Travessa Otto, na Engenhoca, traficantes atearam fogo num ônibus da Viação Brasília.

A PM informou que ocupará as favelas por tempo indeterminado. De acordo com a assessoria de imprensa, policiais do 12º BPM (Niterói) permanecerão nos locais "até segunda ordem".

Traficantes presos na manhã desta terça confessaram à polícia que são dos morros Fallet, Cerro Corá e Turano, da Zona Norte do Rio. O Morro do Turano foi uma das comunidades ocupadas recentemente para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) . Os traficantes contaram que foram a Niterói para dar reforço aos comparsas da favela Nova Brasília. Na noite da última sexta-feira, os bandidos invadiram e tomaram o tráfico de drogas no Morro dos Marítimos, que é de uma facção rival.

Mais cedo, em entrevista à Rádio CBN, o relações-públicas da PM, tenente-coronel Lima Castro, negou que traficantes perigosos de comunidades que receberam as UPPs no Rio estejam fugindo para Niterói, São Gonçalo e Itaboraí:

- Desde o início da implantação das UPPs, estamos monitorando esses movimentos e não há nada concreto. Se há alguma movimentação (de bandidos), ela é extremamente pequena. Mas toda informação será apurada.

Durante as operações, a polícia apreendeu 13 pistolas, duas granadas, seis rádios transmissores, um celular e grande quantidade de cocaína, maconha e crack. Policiais do Bope continuam fazendo incursão nos morros. Os presos foram levados para a 78ª DP (Fonseca).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.