sábado, 18 de setembro de 2010

Representantes do setor turístico discutem ações para Nova Friburgo

Secretário fala de viagem à Suíça para ampliar intercâmbio
e preparar participação do Município na ‘Foire de Fribourg’

Em reunião semana passada, na tarde da última quarta-feira, 08, no auditório do Centro Administrativo Engenheiro César Guinle (antigo prédio da Oi/Telemar, na Avenida Alberto Braune), em frente a Prefeitura, o Conselho Municipal de Turismo discutiu, entre outros assuntos, a “Foire du Fribourg” (Feira de Fribourg), em setembro do ano que vem, e futuras indicações para Presidência do CMT.

Representantes das secretarias municipais de Turismo, de Cultura, de Saúde e de Comunicação Social; dos circuitos turísticos Sabor Mury e Tere-Fri; da Associação de Moradores do Cônego, do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau, da Associação Comercial e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj / Nova Friburgo), participaram do encontro, no qual o secretário Nauro Grehs (Turismo) informou que o prefeito, engenheiro Heródoto Bento de Mello, havia viajado na véspera para a Suíça, exatamente para assinar a extensão do acordo de intenções do intercâmbio com o Canton de Fribourg, que, além da área cultural, passa a constar do setor de comércio e negócios.

Espaço em feira no ano que vem
e articulações para a Copa 2014

O secretário Nauro também informou no encontro, que viaja no próximo dia 26, juntamente com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Guinle e o diretor cultural da Casa Suíça/Queijaria de Nova Friburgo, Maurício Pinheiro, para conhecer a feira, que este ano realiza a sua 30ª edição, na qual o Município será convidado de honra no ano que vem, inclusive contando com um estande de 150 metros quadrados para exposição e divulgação de suas potencialidades culturais e econômicas.

Além de abordar que o evento fortalecerá a reaproximação com cidades européias, o secretário de Turismo informou que o governo municipal está trabalhando para incluir Nova Friburgo nos destinos que estarão atendendo a demanda da Copa do Mundo de 2014, já que o município está localizado a duas horas da cidade do Rio de Janeiro.

“Nova Friburgo pode ser considerada a Cidade dos Suíços no Brasil. A seleção Suíça poderá ter sua pré-temporada aqui, mas sabemos que dependerá de diversos fatores, como a classificação, por exemplo. Estamos também em contato com operadoras de viagens para que vendam o destino Nova Friburgo acoplado, obviamente, a outros destinos conhecidos pelos europeus”. - explica o secretário.

Durante o encontro, o Secretário antecipou que, caso essa idéia seja aprovada, o setor deverá preparar atrativos especiais para a ocasião, o que trará grande retorno ao município, através de mídia espontânea: “Nova Friburgo já está credenciada junto à Fifa para ser uma das sub-sedes, junto com outros 11 municípios fluminenses, pois possui equipamentos que atendem os interesses da organização, como campo de futebol, academias de ginástica e hotéis”, acrescenta, animado, explicando que foi formado um 'Comitê de Reaproximação com a Suíça', que reúne-se uma vez por semana e conta com a parceria do Sebrae. Para Nauro, é importante que as Câmaras Técnicas do Conselho estejam atuantes para contribuir para o processo.

CMT: Reestruturação

Os participantes do encontro do Conselho Municipal de Turismo manifestaram o desejo da participação efetiva do setor em suas reuniões, que acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 16 horas, em local a ser definido, até porque será necessária a reestruturação das cadeiras já que tem havido muita ausência. “Precisamos fortalecer o Conselho. Proponho-me a enviar carta a todas às instituições que ocupam cadeiras no CMT para se posicionarem, indicando um novo representante ou para que a mesma possa ser ocupada por outra instituição. O Conselho deve ser forte e representativo de cada área do setor”, posicionou-se o secretário.

Ainda em pauta: queimadas e verbas do Prodetur

Considerando Nova Friburgo como um Município-parque, os conselheiros consideraram “inaceitável não haver uma atenção especial às queimadas que vem acontecendo”. Segundo eles, tanto na estrada Teresópolis-Friburgo quanto no Caledônia, a situação chamou a atenção de todos nos últimos dias e foi relatado que o 6º Grupamento de Bombeiros Militares de Nova Friburgo não estaria dando conta do serviço, em virtude dos diversos chamados. O secretário de Turismo comentou, inclusive, que nem mesmo um helicóptero conseguiu apagar o incêndio na Tere-Fri.

Foi sugerido o agendamento de uma reunião específica com representantes dos órgãos envolvidos na preservação do meio ambiente para discutir a situação e a possibilidade de contar com voluntários. “Em Nova Friburgo há um grupo de montanhistas que, com certeza, se prontificará a passar por um treinamento para ajudar. Precisamos nos preparar para o próximo período de seca”. - comentou Luis Moraes, proprietário de estabelecimento no Circuito Tere-Fri.

A reunião do Conselho Municipal de Turismo abordou ainda o destino das verbas do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), sendo que o secretário Nauro explicou que as verbas serão utilizadas para a construção do Centro de Convenções; de um Centro de Artesanato, em Mury; de uma sub-sede do Parque Estadual dos Três Picos, na Estrada Tere-Fri, além das reurbanizações dos distritos de São Pedro da Serra e de Lumiar.

Mais uma vez foi destacada a importância de sensibilizar o empresariado e funcionários do setor quanto ao bom atendimento e foram prestadas informações sobre cursos de qualificação profissional disponíveis no município. “É preciso investir nos funcionários e não economizar em mão de obra”. - concluiu o presidente do CMT.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.