sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Setembro tem Semana Nacional do Trânsito em Nova Friburgo

Autran continuará com campanha educativa,
que terá ênfase durante todo este mês

Antecipando a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) continua a campanha de educação, que a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) de Nova Friburgo lançou no último dia 26 de agosto, prosseguindo durante todo aquele fim-de-semana e, agora, se mantendo de forma permanente, de acordo com o que informa o Superintendente do órgão, Vanor Breder Pacheco.

“Nosso objetivo é realizar, durante todo este mês, campanhas e eventos que levem a educar os cidadãos para uma boa convivência no trânsito.” - explica Vanozinho, acrescentando ainda que “este movimento não terá data para término, pois nunca é demais alertar a comunidade para os cuidados, tanto na travessia em faixas exclusivas de pedestres, quanto conduzindo um automóvel”.

Reflexão sobre respeito e cidadania no
trânsito e uso adequado de veículos

O Superintendente continua também participando, pessoalmente, da campanha de educação no trânsito, como aconteceu durante a semana, sendo ainda que no último dia 1º de setembro, a convite da direção da Escola Municipal Dinah Lantmant Bravo, localizada na rua João Correia da Silva, no bairro Santo André, em Conselheiro Paulino uma equipe da Autarquia esteve desenvolvendo atividade de conscientização com os estudantes.

Naquela unidade de ensino da rede escolar do Município, agentes da Autran foram ensinar os primeiros passos de uma convivência tranqüila entre pedestres e motoristas. Também participou a dupla de palhaços ‘Girassol’ e ‘Calvinho’, que vem fazendo grande sucesso nas ruas da cidade, durante as ações da campanha.

A iniciativa do convite foi da diretora da escola municipal, professora Patrícia Pinheiro, cujo principal objetivo é ampliar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, a fim de incentivá-los a refletir sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito. Segundo ainda Patrícia, “esta é uma grande oportunidade para favorecer uma reflexão sobre o bom comportamento no trânsito e sobre o uso adequado e responsável dos meios de transportes”.

A escola Dinah Lantmant Bravo possui 200 alunos na faixa etária entre de três a cinco anos, com aulas em três turnos para 10 turmas, sendo que, à noite, também funciona em suas instalações a Educação de Jovens Adultos (EJA), o que faz do educandário um ponto de encontro das famílias locais.

As apresentações de ‘Girassol’ e ‘Calvinho’ aconteceram às 14 horas, durante o intervalo do turno da tarde, quando as crianças participaram intensamente dos ensinamentos, que contou também com a participação do agente de trânsito, Luciano Torres Correia.

- Com certeza, foi uma lição, não só para as crianças, mas para todos os presentes. – comemora o Superintendente.

A Semana Nacional e os jovens

Comemorada, anualmente, no período entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito foi criada pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Todos os órgãos ou entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito participam das atividades relacionadas à data, sendo que a cada ano o Denatran - Departamento Nacional de Trânsito insere comemorações alusivas à data no planejamento das ações de caráter permanente, procurando estabelecer parcerias com outros organismos envolvidos na área de educação e segurança no trânsito. Para este ano, os esforços se concentram no público jovem, em consonância com o tema definido pelo Denatran para 2010: ‘O jovem e o trânsito’.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.