sábado, 2 de outubro de 2010

Crescente e Manjericão, boa comida na serra fluminense

Este será um fim de semana de muita movimentação, com gente indo e vindo para votar. No meio disso tudo, uma parada para uma boa refeição pode ser muito interessante. Assim, para quem estiver ou vai subir a serra fluminense, seguem duas belas indicações de dois restaurantes, um em Teresópolis e a outra em Friburgo.

Em Friburgo, a recomendação vai para o Crescente, do casal Carla Carvalho e Victor Rodrigues (foto acima), que este ano comemora 20 anos. Instalado em um casarão de 1938, o Crescente é destaque em qualquer roteiro gastronômico da região serrana do Rio de Janeiro e parada obrigatória para quem aprecia a gastronomia de qualidade.

Nas panelas, Carla cuida pessoalmente de executar o menu elaborado pelo casal e que muda de seis em seis meses, embora mantenha alguns pratos consagrados, como a deliciosa sopa de cogumelos frescos e o coelho ao vinho Malvis d’Ouro (foto) ou a truta com crosta de amêndoas acompanhada de baroa com gorgonzola. As sobremesas vão dos clássicos franceses creme brulée e fondant au chocolat aos levíssimos creme de maracujá com perfume de gengibre e parfait de damasco ou a torta de ricota com frutas vermelhas.

Adega

No salão, atendendo a todos com simpatia, Vitor explica a composição dos pratos e sugere os vinhos da respeitosa adega climatizada que abriga mais de 200 rótulos, que ele faz questão de mostrar aos interessados. A adega é supervisionada pelo filho do casal, o enólogo Ruan Rodrigues, consultor da vinícola Miolo e professor da faculdade de gastronomia da Estácio de Sá.

Manjericão

Em Teresópolis, a melhor pizza da cidade e, certamente, uma da melhores do estado, come-se no Manjericão. Ela também existe há 20 anos e desde então só faz melhorar. m todo o estado. O segredo, segundo o proprietário André Mazzi, é bem simples: cuidar da qualidade, sempre. "Todos os ingredientes são escolhidos com um cuidado especial, da mussarela ao tomate, dos temperos ao palmito". André informa que todas as verduras e temperos são comprados dos produtores locais e que o manjericão vem da sua própria horta. Uma curiosidade: nenhuma pizza leva carne de espécie alguma, ou seja, nada de calabresa, nada de aliche.

Mas não é por isso que vamos de deixar de provar as pizzas de massa crocante da Manjericão, como a que leva o nome da casa, com molho pesto, manjericão, nozes, azeite, parmesão e um toque de creme de leite. "É a mais pedida", diz André. Seguem-se a beccata (gorgonzola, rodelas de tomate e palmito) e a margherita quinta (rodelas de tomate, cebola, azeitonas pretas, parmesão e folhas de manjericão). Ah, o molho de tomate também é feito na casa.

As pizzas são o forte do lugar, mas há deliciosas sopas de entrada, como as de batata, abobrinha, abóbora e de queijo. O couvert também vale a pena, com pães feitos por ali mesmo, mussarela de búfala, azeitonas pretas, conserva de berinjela, pasta de cenoura e manteiga.

Endereços

Crescente Gastronomia. Rua General Osório 21 - Centro, Nova Friburgo. Tel. (22) 2523-4616. www.crescenterestaurante.com.br. 2ª e 5ª 11h30/22h; 6ª/sab 11h30/23h; dom 11h30/17h.

Manjericão. Rua Flávio Bertoluzzi de Souza 314 - Alto, Teresópolis. Tel: (21) 2642-4242. 5ª 18h23h, 6ª 18h/24h, sab 12h/24h, dom 12h/23h.

Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.