sábado, 2 de outubro de 2010

Os búfalos e suas características

Os búfalos são animais domésticos, de origem asiática, utilizados para a produção de carne e leite destinados ao consumo humano, além de serem algumas vezes aproveitados como força de trabalho no campo. O búfalo foi introduzido no Brasil no final do século passado, inicialmente na ilha de Marajó, no Pará. Porém, sua importância como produtor de carne e leite no país é fenômeno atual.

Segundo estimativas recentes, o rebanho bubalino brasileiro é da ordem de três milhões de cabeças, com o maior índice de crescimento dentre todos os animais domésticos. Este é o maior rebanho das Américas.

Os bubalinos podem ser criados nas mais diversas condições climáticas, muitas vezes apresentando-se como uma opção para o aproveitamento de áreas da propriedade às quais os bovinos não se adaptam.

A preferência por regiões alagadas ou áreas pantanosas é bastante peculiar para a espécie. Isto ocorre porque os búfalos possuem um menor número de glândulas sudoríparas em relação aos bovinos e sua pele escura apresenta uma espessa camada de epiderme, fazendo com que eles sejam menos eficientes na termorregulação corpórea. Assim, eles procuram a água para se refrescarem e para se protegerem do ataque de insetos e parasitos.

Várias publicações em diferentes países têm destacado a excelente performance do búfalo como produtor de carne, sendo que esta possui menos gordura saturada, colesterol e calorias e maior conteúdo de proteína nobre quando comparada a outras carnes produzidas pelas diferentes espécies domésticas.

O leite de búfala, por sua vez, é apreciado em todo o mundo. Apresenta coloração branca opaca e pH entre 6,43 e 6,80. Em relação ao leite bovino, possui micelas de caseína maiores, coagula muito mais rápido e seus produtos derivados tendem a ser um pouco mais duros, secos e quebradiços.

O couro dos búfalos é mais espesso, pesado, poroso e flexível que o do bovino, sendo por isso muito utilizado para a fabricação de derivados de couraria fina. (RN)

Fonte: Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.