quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Crise em frigorífico

O Frigorífico Independência suspendeu as atividades em três estados. Mais de mil empregados foram demitidos. Saiba como está a situação em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.

Tudo parado. Assim estão o frigorífico e o curtume do Grupo Independência em Nova Andradina, no sudeste do estado. As atividades de abate e beneficiamento de couro foram encerradas.

Com problemas financeiros, o frigorífico fechou as portas em março do ano passado. Há seis meses, voltou a funcionar. Mas, com dividas acumuladas, parou novamente em outubro. Só com o pagamento de produtores as dividas chegam a R$ 17 milhões.

“Os produtores que não receberam, que tinham feito o parcelamento, eles estão numa expectativa muito ruim. E nós estamos também aguardando o posicionamento da empresa do que será feito”, disse Marcus Garcia Júnior, presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina.

A criadora Ilza Resende vendeu o gado para o abate há um ano e meio e ainda esperava receber um terço do pagamento. “Dois meses depois, foram recebidos R$ 100 mil, com o propósito de pagar o restante em 36 vezes. Pagaram apenas cinco parcelas e nos comunicaram dizendo que seria interrompido o pagamento do parcelamento. Agora, com a última notícia, a gente fica ainda mais no prejuízo”, reclamou.

Oitocentos e trinta empregados foram demitidos na unidade de Nova Andradina. José Carlos de Souza trabalhava no frigorífico fazendo serviços gerais. Agora, desempregado, está à espera do acerto. “Até agora, não tem garantia. Sem receber, estamos trabalhando. Como vamos fazer agora?”, questionou.

No frigorífico restaram apenas os vigias. A assessoria de comunicação não autorizou imagens internas e também não informou quando devem ser feitos os acertos trabalhistas dos funcionários demitidos.

“Não tem previsão. Estamos esperando a indústria passar para o sindicato para ver o que será feito. Até agora, nada fizeram”, disse César Schimit, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação.

Também foram paralisadas as atividades do Frigorífico Independência em Colorado do Oeste, Rondônia, e em Santana do Parnaíba, São Paulo. Ao todo, cerca de 1,3 mil funcionários acabaram demitidos.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.