quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Em nova rodada de negociação, sindicato e frigorífico não entram em acordo

Vinícius Squinelo

Com a mediação do procurador Odracir Juares Hecth, os trabalhadores em greve e o frigorífico JBS/Bertin tentaram, sem sucesso, um acordo nesta sexta-feira (8) no Ministério Público do Trabalho (MPT).

A empresa afirma que só irá negociar com o fim da greve. Já os funcionários paralisados desejam o contrário, só voltam ao trabalho com a abertura de negociações.

No dia 20 de setembro, já havia sido realizada no MPT reunião com o procurador Hiran Meneghelli Filho por causa de denúncia do sindicato de que teria havido demissões discriminatórias no frigorífico JBS, em razão do indicativo de greve. Para comprovar a denúncia, o MPT solicitou documentos ao sindicato e a empresa.

O frigorífico apresentou documentos que comprovaram a demissão de 52 trabalhadores, justificada pela queda no número de abates. O sindicato alegou terem sido 180 os trabalhadores demitidos irregularmente, mas não apresentou documentos.

O MPT pediu ao sindicato a entrega das provas até o dia 15. Diante da insuficiência de dados para comprovar as alegações, caso o sindicato não apresente provas contundentes, esse procedimento poderá ser arquivado.

A Greve

Ao menos 700 trabalhadores do frigorífico Bertin, o mais forte de Mato Grosso do Sul, em greve desde a segunda-feira protestam nesta manhã nas principais ruas do centro de Campo Grande.

O manifesto não briga por reajustes salariais e, sim, por benefícios, como a implantação de um plano de saúde aos empregados. Os trabalhadores disseram que a Polícia Militar tenta dissolver o movimento atirando neles spray de pimenta e ameaçando com balas de borracha. Eles foram acusados de provocar um incêndio perto do prédio do frigorífico e também de danificar um dos ônibus da empresa.

Fonte: Midiamax

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.