quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MPE vai investigar irregularidades em concurso público no RJ

O concurso da Defensoria Pública do Estado, organizado pelo Cepuerj (Centro de Produção da Universidade Estadual do RJ), está na mira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE). Cerca de 300 candidatos registraram queixa na Ouvidoria do MPE e apresentaram um dossiê com denúncias de irregularidades, entre elas negligência na fiscalização das provas, aplicação de questões com erros jurídicos, além do uso de perguntas já trabalhadas em outros concursos.

Os exames ocorreram nos últimos dias 10 e 12. Em nota, o ouvidor-geral do MPE, Gianfilippo Pianezzola, considerou que as denúncias dos candidatos colocam em dúvida a "boa-fé e a capacidade técnica do Cepuerj".

"Os fatos estão sendo encaminhados à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania, que já atuou em várias investigações similares envolvendo concursos públicos", garantiu.

Para Carlos Guerra, professor da Faculdade de Direito da Uerj, entre as irregularidades mais graves constatadas no caso, está a aplicação na prova de questões trabalhadas em outros concursos.

"A cópia demonstra que a banca estava despreparada para o concurso e se utilizou de profissionais descuidados. Inclusive, uma das cópias verificadas foi de um exame para juiz do Trabalho, de 2010, o que reforça ainda a tese da desproporcionalidade da cobrança nas provas, que deveriam ser de Nível Médio", defende o professor. O Cepuerj ainda não se manifestou sobre as denúncias.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.