segunda-feira, 15 de novembro de 2010

87% das empresas projetam crescimento em 2011, afirma pesquisa da Amcham com Ibope

Levantamento também indica que o número de empresas que ampliarão investimentos aumentou de 55% para 63% em 2011

Da Redação

Pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) e do Ibope Inteligência com 500 empresas mostra que 87% delas projetam crescimento de vendas para 2011, contra 79% que esperavam aumentar o faturamento em 2010. Outro dado importante do levantamento indica que o número de empresas que ampliarão investimentos aumentou de 55% para 63% em 2011.

Segundo pesquisa preparada para o evento Business Round Up, que ocorreu hoje (7/10), o foco do investimento de 65% das empresas será nas estratégias comerciais, mesmo índice que havia sido indicado para este ano. Haverá um aumento dos investimentos em contratações, benefícios, capacitação e treinamento (47% em 2011, ante 40% neste ano). Há diminuição na intenção de investimento em campanhas em marketing: 39% no próximo ano, contra 46% em 2010. Um direcionador importante dos investimentos em 2011 deve ser a inovação: 46% elegem pesquisa e desenvolvimento como um grande foco para aportar recursos (contra 42% em 2010).

Em relação à expectativa das empresas para o crescimento do PIB, a pesquisa mostra que a maioria delas espera mais crescimento em 2010 do que em 2011. Entre os empresários consultados, 75% acreditam que a inflação terminará o ano estável ou em queda. Sobre 2011, 67% fazem a mesma previsão.

Para os entrevistados, as principais preocupações em relação a 2011 são relativas a impostos e carga tributária, cenário político brasileiro com o novo governo, desaceleração da economia nacional e disponibilidade e qualificação da mão de obra.

O estudo foi realizado entre os dias 16 e 29 de setembro, envolvendo uma amostra de 500 associadas da Amcham de grande (34%), médio (34%) e pequeno (32%) portes. As companhias participantes são na sua maioria de capital nacional (76%), e os respondentes foram altos executivos: CEOs, diretores, gerentes, chefes ou supervisores.
 
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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