segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Audiência do Facebook cresce 479% no Brasil em um ano

Rede social mais acessada, entretanto, ainda é Orkut, com 29 milhões de usuários únicos em um mês

Célio Yano, de EXAME.com

Facebook foi a rede social que mais cresceu no Brasil

São Paulo - Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pela consultoria comScore mostra que o Orkut segue como a rede social mais popular do Brasil, mas que o Facebook cresce rapidamente. O estudo se refere ao uso desse tipo de site, no último mês de agosto, por brasileiros maiores de 15 anos a partir de computadores domésticos ou de trabalho - máquinas de lan houses e smartphones, por exemplo, não estão incluídos.

Ao todo, cerca de 36 milhões de brasileiros acessaram redes sociais em agosto, segundo o levantamento. Destes, visitaram o Orkut aproximadamente 29,4 milhões, número cerca de 30% mais do que no ano passado. O segundo lugar ficou com o Windows Live Profile, com 12,5 milhões de acessos. O Facebook, por sua vez, registrou 8,9 milhões de usuários brasileiros únicos, mas foi o que mais cresceu: 479%, segundo a comScore.

Outro site relacionado com destaque foi o Twitter, que cresceu 86%, chegando a 8,6 milhões de usuários únicos no Brasil. Segundo a consultoria, o número coloca o país como o líder no mundo em termos de penetração do site de microblogs entre os usuários de internet, com índice de 23%.

"Mídias sociais representam quase 20% do tempo gasto por brasileiros na internet, tornando-se atividade a principal no país", disse Alex Banks, vice-presidente da comScore para a América Latina. "Como o nono maior mercado de internet do mundo e um dos que cresce mais rapidamente, o Brasil oferece a marqueteiros de todo o mundo grandes e crescentes oportunidades para atingir os consumidores, com o segmento de redes sociais representando um dos meios mais eficientes de se fazer isso".

A média de tempo mensal que o internauta brasileiro navega em redes sociais ficou em quatro horas, período no qual são visualizados 585 páginas. No caso do Orkut, que tem a audiência mais "engajada", o tempo de permanência somou 4,6 horas durante o mês e a média de páginas visualizadas chegou a 657 em 35 diferentes sessões.

A navegação por blogs também cresceu, 48%, e chegou a 29 milhões de acessos. O serviço Blogger, do Google, foi o que teve mais acessos, com 21 milhões das visitas de usuários brasileiros.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.