domingo, 14 de novembro de 2010

Alta da carne pressiona reajuste em cardápios de restaurantes e churrascarias

A estiagem, o aumento do consumo e das exportações da carne brasileira, que estão pressionando os preços do produto no país, já começam a obrigar restaurantes e churrascarias a reajustar os seus cardápios. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a pedido do Estado de Minas, indica que a variação dos preços da carne bovina, suína, de aves e ovos e dos pescados tem um potencial para elevar os preços nas churrascarias entre 5% e 10%, conforme o nível de sofisticação dos estabelecimentos. A elevação tende a ser maior nas casas mais simples do ramo. Nos restaurantes, o repasse poderá ser de 1% a 2%. Os aumentos já começaram a ser aplicados, em ritmo determinado por cada empresa em particular, e estão ocorrendo em todo o país, sustenta o presidente da Abrasel nacional, Paulo Solmucci. Na semana passada, a carne chegou a ser reajustada seis vezes consecutivas em açougues localizados em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Nos últimos 12 meses contatos até outubro, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços da carne bovina subiram em média 16,33%, os da carne suína 10,49%, o dos pescados 11,53% e os das aves e ovos 4,2%. Em igual período do ano anterior, os preços da carne bovina caíram 2,48%, o da carne suína 6,36% e o de aves e ovos 1,45%. Nesse intervalo, o único aumento de preços ficou com os pescados e mesmo assim limitou-se a 1,41%. André Braz, economista da FGV, explica que as elevações nos preços desses produtos são naturais nesse período do ano, mas em 2010 foi mais intensa. Segundo Wanderley Ramalho, diretor-adjunto do Ipead, em Belo Horizonte, entre janeiro e outubro, a carne bovina aumentou 11,56%, a suína 4,7% e aves e ovos 16,76%. A expectativa, no entanto, é de recuo nesse movimento.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.