sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Antibióticos só com receita médica; medida da Anvisa é para combater superbactéria e uso indiscriminado

Luiza Damé

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está elaborando normas mais rígidas para venda de antibióticos. A ideia é exigir a apresentação de receita médica para a comercialização do medicamento nas farmácias. Um dos motivos para endurecer as regras é o crescimento do número de pessoas contaminadas por superbactéria no Distrito Federal. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a situação do DF está sendo acompanhada de perto pelo governo federal, e a Anvisa está avaliando o que provocou a disseminação da Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC) nos hospitais públicos e privados de Brasília.

- Infelizmente, no Brasil nós temos o uso indiscriminado de antibióticos. A Anvisa está concluindo uma nova regulamentação a partir da qual o acesso a antibióticos nas farmácias só vai poder se dar através de receita médica. O autoconsumo, o consumo irresponsável e a má prescrição levam a situações como esta - disse o ministro.

Desde janeiro, 15 brasilienses morreram contaminados pela superbactéria. Segundo balanço da Secretaria de Saúde, há hoje 135 pessoas contaminadas pela KPC no Distrito Federal. O ministro disse que, além do alto consumo de antibióticos, também é preciso considerar a eficácia do controle da infecção hospitalar nas unidades onde foram registrados casos de contaminação pela superbactéria.

Segundo Temporão, é preciso avaliar "aspectos da dinâmica interna dos hospitais que podem ter levado a falhas no processo de controle de infecção hospitalar". Temporão afirmou que, até agora, as notificações que chegaram ao Ministério da Saúde indicam que a superbactéria está restrita à rede de saúde do Distrito Federal.

- Pelas informações que temos, sim (está isolada em Brasília). Mas o controle de infecção hospitalar tem critérios. Tem de haver uma comissão organizada e atualizada - disse. - Se aconteceu o problema aqui, é porque houve falha em algum momento do processo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.